O uso do celular enquanto mídia para a publicidade deve movimentar este ano no Brasil entre R$ 10 e R$ 20 milhões. Esse montante inclui a compra de espaço publicitário em banners WAP, campanhas via SMS e games patrocinados. A projeção é de Marcelo Castelo, sócio e diretor da F.biz, uma das pioneiras a atuar nesse mercado no País.
Uma das mais novas oportunidades para a publicidade no celular no Brasil são os portais voltados para usuários de iPhones. Com o lançamento oficial do aparelho da Apple por aqui, vários provedores de conteúdo, assim como operadoras, estão criando portais dedicados ao iPhone e começam a buscar anunciantes para eles.
A própria F.biz acabou de fechar seu primeiro contrato do gênero: ela intermediou a compra de espaço publicitário pela Lufthansa no canal de "Viagens" do portal da Claro para iPhones. Quem clica no banner é levado para um site móvel da companhia aérea alemã, onde é possível fazer reserva de passagens e check in. "Os clientes da Lufthansa no Brasil são de classe A. Faz todo sentido anunciar para usuários de iPhones", explica Castelo.
Segundo o executivo, está em andamento uma integração cada vez maior entre internet e a web móvel e a tendência é que os anunciantes da primeira passem gradativamente a anunciar nos celulares também. Isso faz cada vez mais sentido, conforme os browsers dos celulares evoluem e a experiência do usuário em acessar a web pelo telefone se torna mais próxima daquela no PC, como acontece nos iPhones.
Fórum Mobile+
Na semana que vem, entre os dias 21 e 23 de outubro, a Converge Comunicações organiza na Amcham, em São Paulo, a primeira edição do Fórum Mobile+, evento dedicado a aplicações corporativas no celular.
No dia 23, haverá um painel sobre a estratégia de grandes anunciantes e agências de publicidade para atuação em mobile advertising. Estão confirmados como palestrantes: Paulo César Queiroz, da DM9DDB; Adilson Batista, da Wunderman; e Carlos Alberto Teixeira, da Gol. Ao longo do dia, outros temas referentes a Mobile Marketing serão debatidos.
Mais informações no www.convergeeventos.com.br