O Tribunal de Haia, na Holanda, recusou nesta sexta-feira, 14, o pedido da Samsung para abertura de um processo de investigação contra a Apple, acusada de quebrar as patentes da fabricante coreana relativas à tecnologia 3G. Com a negativa, a empresa acumula mais uma derrota na batalha judicial sobre patentes que vem travando com a fabricante americana desde abril em diversos tribunais no mundo, envolvendo smartphones e tablets. A informação é de agências internacionais.
A Justiça holandesa decidiu que a tecnologia 3G foi aceitada pela indústria como um padrão, por isso a Samsung terá que oferecer à Apple uma licença sob termos “justos, razoáveis e não discriminatórios” (Frand, na sigla em inglês). O tribunal ressalvou, porém, que, caso as empresas não cheguem a um acordo por termos Frand, a fabricante coreana poderá entrar com um novo pedido judicial.
Na última quinta-feira,13, a Samsung teve as vendas do Galaxy Tab 10.1 proibidas na Austrália. Nesta sexta-feira, 14, em uma audiência sobre o mesmo produto nos Estados Unidos, uma das advogadas da Samsung se complicou por ser incapaz de distinguir o aparelho de uma versão do iPad, da Apple – que acusa a Samsung de plágio.