Quando partirmos para colocar em prática novos modelos de vendas, nos focamos nas habilidades dos vendedores e na capacidade organizacional necessária. Neste processo, contudo, é importante nos lembrar que qualquer tentativa de mudança em larga escala como esta em uma organização de vendas deve incluir um profissional chave: o gerente de vendas.
Parece óbvio, porém é bem frequente não envolver os gerentes de venda de forma adequada nos processos de mudança. E quando isto acontece, o projeto falha. Seu papel em qualquer organização de vendas é o eixo principal que une estratégia e execução e onde iniciativas de mudança e transformação da força de vendas vivem ou morrem.
Diretores e empresários sabem que o sucesso do gerente de vendas é crucial para o sucesso da organização mas têm dificuldade de fazer alguma coisa a respeito. Em pesquisa realizada pelo Conselho de Liderança em Vendas 2011 – CEB, um percentual assustador de 63% considerou que seus gerentes não tem habilidades nem competências suficientes para absorver as evoluções em seus modelos de vendas, sem considerar os 9% que acham que faltam estas habilidades para ser bem sucedidos mesmo no papel atual. Isto é, aproximadamente três quartos dos pesquisados se definiram com tendo gerentes de vendas que não vão desempenhar adequadamente nas novas tendências e modelos de vendas. E que novos modelos são estes?
Nesta mesma pesquisa, foi identificado que a característica do grupo de vendas com melhor desempenho é ser desafiador ter controle do processo de vendas. Neste perfil, entender o negócio do cliente e desafiá-lo a pensar em algo novo para ele, é fundamental. Este resultado nos leva a crer que é necessário mudar o conceito de modelo e método de vendas que temos hoje. O velho funil de vendas onde oportunidades são deixadas ao sabor da gravidade, está sendo trocado pela visão de um desfiladeiro, onde ler os sinais e entender os caminhos o tempo todo é imprescindível para que se possa assumir o controle do processo de vendas. Novos modelos exigem novas competências para gerenciamento de vendas e isso parece ser uma dificuldade vislumbrada pelas lideranças.
Não precisamos de gerentes que vendam pelos seus vendedores, mas é necessário que saibam vender, se irão ajuda-los a fazer isto melhor. Por outro lado um excelente vendedor, com números muito bons, não é indicador de um gerente em potencial. É necessário compreender que um ótimo gerente de vendas obtém resultados através de suas equipes. Para isto é necessário o alinhamento entre estratégia, tática (modelo de vendas) e execução, onde o gerente tem papel fundamental. É muito comum, o gerente impor seu estilo e método próprios sobre uma equipe de vendas.
Deixar isto acontecer, faz cair por terra qualquer esforço de formar uma equipe que adote práticas vencedoras. É importante a visão de que organizações podem e devem adaptar os protocolos de avaliação de candidatos àqueles mais propensos a comportamentos aderentes a práticas bem sucedidas para a obtenção de resultados comerciais que adotam. Muitas vezes as empresas investem muito dinheiro e tempo na construção de modelos de venda potencialmente bons que não geram os resultados esperados porque o comportamento do gestor não é aderente a estes processos. No final do dia, responsabiliza-se o modelo, quando na verdade, o gerente de vendas jamais apostou nele.
Enio Klein, general Manager da operação SalesWays no Brasil., Diretor da K&G Sistemas e Professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo – BSP.
Bem, concordo que há uma ruptura em algumas empresas no que diz respeito a informações, o questionamento é como engajar pessoas em projetos que não são claros? A equipe organizacional deve sem dúvida apostar na inteligência operacional, assim tem que aceitar a realidade de que pessoas inteligentes são questionadoras, querem saber no que esconcordo tão envolvidas, quais os objetivos e estratégias e principalmente quais benefícios que tais determinações vão trazer para empresa que defende. Então o elo que falta possívelmente é informação clara sem ruídos externos, direta e objetiva. Só quem sabe o que quer, atingirá seu objetivo.