O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, 14, que vai distribuir 750 mil chips de telefone celular para alunos, professores e servidores da rede estadual para garantir conexão à internet para o ensino remoto e híbrido, entre outras atividades pedagógicas online. O investimento para esta ação é de R$ 75 milhões em 12 meses.
Serão 250 mil unidades destinadas para professores e servidores, com 5 GB mensais de Internet, além de acesso a ligações e mensagens de SMS. Os 500 mil chips para os alunos terão 3 GB mensais de Internet e vão atender os estudantes mais vulneráveis. Os chips possibilitarão o acesso aos demais aplicativos e sistemas que não utilizam dados patrocinados pelo Centro de Mídias, declarou o governo.
Ao subsidiar o item para os professores, o governo de São Paulo pretende colaborar com o processo de busca ativa dos alunos e minimizar a possibilidade de abandono e evasão escolar que podem ocorrer por conta do período da suspensão das aulas presenciais, devido à pandemia do novo coronavírus.
Alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e de todas as séries do ensino médio, em situação de pobreza e extrema pobreza no CadÚnico, receberão os chips. A distribuição ocorrerá nas Diretorias de Ensino e escolas, entre os meses de novembro e dezembro.