O número de lojas online no Brasil cresce a cada dia. O e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 26,9% em 2021, segundo um levantamento da Neotrust. E as PMEs têm sido parte importante desse crescimento. O estudo "Impacto da Covid-19 na cultura e operação das PMEs brasileiras", da Microsoft, mostrou que 93% das empresas aceleraram o seu processo de transformação digital desde o início da pandemia.
Diante desse cenário, o cartão de crédito passou a ser o método de pagamento mais utilizados no comércio eletrônico. Um outro estudo, esse realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em 2021, revelou que os principais meios de pagamento oferecidos pelas empresas no varejo online são o cartão de crédito à vista e parcelado, ambos com 90% de adesão. A opção mais utilizada é a parcelada com 48% da preferência de quem compra pelo computador e 41% por quem realiza a compra no smartphone.
Como efeito colateral, as tentativas de golpes e fraudes financeiras passaram a acontecer com maior frequência, com prejuízos para os lojistas. É dentro desse contexto que atua a Konduto, vertical de antifraude da Boa Vista, da qual sou diretor. Atento à intensa transformação digital pela qual as empresas têm passado nos últimos anos, passamos a desenvolver tecnologias antifraude cada vez mais sofisticadas. São soluções capazes de realizar análises complexas para qualificar os pedidos de compras eletrônicas, que têm impacto direto nas vendas.
Além disso, com a aquisição da Konduto em 2021, a Boa Vista e passou a ser a única companhia a ter uma solução completa para todo o ciclo do e-commerce, comtemplando desde as soluções de inteligência analítica para a análise de crédito, passando pelo antifraude e chegando até às soluções de recuperação de débitos. Não ter que recorrer a três fornecedores diferentes um para análise de crédito, outro para segurança nas vendas e mais um para eventual cobrança, traz simplicidade e economia, o que é fundamental para as PMEs.
As sinergias com a Boa Vista e Konduto impulsionaram a evolução da solução antifraude Konduto, que hoje é campeã de vendas entre as PMEs, ao atender suas particularidades. Às empresas que já fazem uso, estão cada vez mais bem posicionadas no mundo do comércio eletrônico.
Diminuir chargeback é desafio
O antifraude tem impacto direto nas vendas, uma vez que pode aumentar a quantidade de pedidos aprovados, mas com segurança, diminuindo inclusive o chargeback – termo usado para referir ao estorno de uma compra feita com cartão de crédito. Esse sistema de segurança foi criado para garantir ao consumidor a devolução de seus valores caso a compra esteja em desacordo comercial, ou seja, quando não atende aos critérios especificados durante a venda. Também garante a devolução de valores quando a compra é realizada por terceiros ou sem o consentimento do titular, o que normalmente acontece com cartões de crédito clonados.?
No entanto, muito fraudadores cometem o que classificamos de autofraude, que é particularmente difícil de ser detectada e evitada. Basicamente, um cliente legítimo faz um pedido em uma loja virtual e, de má fé, solicita o cancelamento de uma transação – alegando que não foi ele quem fez a compra, ou que não recebeu o produto. A partir daí o fraudador solicita o chargeback, e caso o lojista não consiga reverter a situação, ele arca com todo o prejuízo – diferentemente do que muitos imaginam, esta conta não fica com a administradora de cartão de crédito.
Esse é um exemplo que reforça a importância de quem faz vendas eletrônicas adotar um sistema antifraude eficiente – sobretudo às PMEs, que contam com receitas mais modestas e, portanto, podem ter o futuro de seu negócio comprometido pelas fraudes.
Monitoramento constante diminui riscos
A atuação de um sistema antifraude passa por monitorar constantemente todas as transações que acontecem em uma plataforma de vendas. Mais do que isso, a solução reconhece o comportamento habitual de compra dos clientes e mapeia cada etapa do processo de venda para garantir a eficiência nas aprovações. Esse monitoramento é fundamental, pois assim o sistema é capaz de reconhecer pedidos que fogem do padrão e analisá-los profundamente.
A solução ainda evita o segundo risco que ronda o e-commerce: que pedidos de bons compradores sejam confundidos com tentativas de fraude e barrados. Outra possibilidade importante que o lojista ganha é a análise de riscos. Esse processo seleciona quais produtos são mais interessantes para os golpistas e, portanto, devem ser acompanhados de perto, além de auxiliar na tomada de decisões e escolha das estratégias mais adequadas para o sucesso do negócio.
Para ter uma ideia de como um antifraude pode contribuir para o sucesso de uma loja online, basta olharmos os seguintes números: em 2021, o número de golpes digitais frustrados pela Konduto atingiu 25 milhões (mais de 68 mil por dia, 47 por minuto) um aumento de 66% em relação aos 15 milhões registrados em 2020. O prejuízo evitado chegou a R$ 7,27 bilhões, contra os R$ 3,5 bilhões de 2020.
As PMEs têm um papel fundamental na economia do nosso país, representando cerca de um terço do PIB nacional, e hoje a maior parte dessas empresas que atuam com vendas estão presentes no ambiente digital. Por isso, entendemos que é importante continuar investindo e desenvolvendo tecnologia de ponta para minimizar os impactos das fraudes, contribuindo para a saúde destes negócios.
Tom Canabarro, diretor de antifraude na Boa Vista.