Sun abre o código-fonte da plataforma Java

0

A Sun Microsystems acaba de liberar a implementação da tecnologia Java como software livre para a versão 2 do GNU General Public License (GPLv2). Segundo a empresa, já estão disponíveis as primeiras partes do código-fonte do Java Platform Standard Edition (Java SE) e do Java Platform Micro Edition (Java ME). Além disso, o Java Platform Enterprise Edition (Java EE) poderá também utilizar a licença GPLv2.

O anúncio representa uma das maiores contribuições de código fonte dentro da licença GPL e abertura de código de uma das plataformas de software mais difundidas mundialmente. Com mais de 3,8 bilhões de dispositivos habilitados, o Java tem registrado grande crescimento e está presente em todos os lugares, desde celulares e smartcards até aplicações de empresas e supercomputadores.

De acordo com a empresa, serão liberados para a comunidade Java.net três componentes do Java SE. O Java HotSpot; o compilador de linguagem de programação Java (javac) e o software JavaHelp. Os dois primeiros são os elementos mais importantes do Java SE. A expectativa da empresa é que a liberação do JDK aconteça até o primeiro trimestre de 2007. Além disso, foram disponibilizados os códigos-fonte do phone Java ME, plataforma que está presente em serviços de dados móveis em mais de 1,5 bilhão de handsets; e também do conjunto de teste e compatibilidade do Java ME.

O código fonte do Java EE também está liberado para o Projeto Glassfish dentro de uma licença dupla de código aberto. Além de disponível pelo CDDL, o Projeto GlassFish poderá ser encontrado no GPLv2, até o primeiro trimestre de 2007. O anúncio também engloba a disponibilização do ambiente de desenvolvimento Sun Studio para a criação de uma plataforma específica baseada em Java.

"Essa iniciativa inicia uma nova fase de colaboração e inovação entre desenvolvedores utilizando o NetBeans IDE. Esperamos que a plataforma Java seja a infra-estrutura de base para a próxima geração de internet, desktop, mobilidade e aplicações de empresas", afirmou Rich Green, vice-presidente de software da Sun Microsystems. "Com o Java Developer Kit (JDK) liberado como software livre dentro do GPL, a Sun trabalhará muito próxima aos distribuidores do sistema operacional GNU/Linux, que em breve estará apto para acrescentar o JDK como um dos repositórios que são normalmente incluídos em distribuições GNU/Linux."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.