O Google divulgou nesta quinta-feira ,14, seu oitavo relatório de transparência, que mostra o número de pedidos de dados de usuários feitos por governos no período de janeiro a junho deste ano. De acordo com o gigante das buscas, o volume de solicitações governamentais em todo o mundo mais do que duplicou desde 2010, ano em que a empresa começou a compartilhar tais informações.
De acordo com o documento, o governo dos Estados Unidos lidera o número de solicitações. Foram 10.918 pedidos, sendo 83% deles atendidos. Todavia, a companhia não divulga o número de usuários que tiveram sua conta aberta a órgãos governamentais. Na sequência aparece a Índia, com 2.691 solicitações (64% atendidas); Alemanha, com 2.311 pedidos (48% atendidos); França, com 2.011 solicitações, sendo que 49% foram atendidas; e Reino Unido, com 1.274 pedidos (67% atendidos). O governo brasileiro aparece em sexto lugar na lista, com 1.239 solicitações de informações de usuários, sendo que 65% foram atendidas.
"Prometemos continuar a fazer este robusto relatório a fim de defender suas informações [dos usuários], a partir de excessivos pedidos de governos, pressionando-os por maior transparência em todo o mundo", afirmou o Google em um post em seu blog oficial.