Paraíba contará com a sua primeira escola digital

0

A tecnologia e o acesso às redes como conhecemos hoje, pode ser uma realidade já instalada nos grandes centros urbanos e algumas localidades, um pouco mais afastadas. Entretanto, de acordo com um estudo realizado pela consultoria PwC, 33 milhões de brasileiros sequer têm acesso à internet, um dado relevante, diante de todos os benefícios que as plataformas conectadas podem trazer ao dia a dia das pessoas – inclusão, facilidades e acesso a um infinito número de informações. Quando observado pelo âmbito da educação, trata-se de uma prerrogativa urgente, afinal de contas, crianças e jovens inseridos desde a fase escolar nesse ecossistema, estarão muito mais preparados para o futuro do trabalho que os aguarda. 

E foi com esse propósito que a Gentrop – especialista em transformação digital e líder no quadrante de provedores Google no Brasil -, aceitou o desafio de implementar, capacitar e dar todo o suporte para que o processo acontecesse de maneira efetiva na primeira escola digital da Paraíba. Localizada na cidade de Campina Grande, a Escola Municipal Manoel Francisco da Mota conta com o apoio do Instituto Alpargatas, responsável por desenvolver uma série de iniciativas em quase 400 escolas públicas espalhadas pelo Brasil. 

"A relação da Gentrop com a Alpargatas já vem de bastante tempo, onde entramos, em um primeiro momento, na parte de transformação digital dos escritórios da empresa. À medida que essa relação foi se estreitando, começamos a nos relacionar também com o Instituto Alpargatas. Primeiramente, estávamos voltados a estruturar os processos da instituição, como o Prêmio de Educação Aluno e Educador Nota 10, a gestão desses alunos e professores. A partir daí, juntos, fomos desafiados a transformar essa escola digital, em Campina Grande", conta Alline Antóquio diretora executiva e especialista em Google da Gentrop. 

De acordo com Berivaldo Araújo, diretor do Instituto Alpargatas, a iniciativa atua diretamente em escolas públicas que são vulneráveis e de difícil acesso, em zonas rurais com muitas dificuldades, inclusive de equipamentos de informática e do próprio processo de digitalização. "Tínhamos alunos e professores que sequer conheciam um notebook. Alunos que nem imaginavam a possibilidade de poder trabalhar com essa ferramenta e, muito menos, tê-la à disposição na escola. Não tinham acesso a nenhum aparelho digital ou celular.  A escola digital nasce, então, para que pudéssemos levar uma educação de muito mais qualidade em um genuíno processo de inclusão digital." 

O Digital School em etapas 

Implementado em um período de seis meses pela Gentrop, o projeto trouxe como centro de propósito a criação de um ecossistema de inovação com ferramentas Google, o Google Workspace – que entre diversas soluções apresenta o Classroom, um ambiente digital que concentra as atividades que serão direcionadas dos professores aos alunos.  

Além da implementação, a Gentrop fez a inserção e capacitação tecnológica dos professores, a fim de que estivessem aptos para explorar ao máximo essas ferramentas e pudessem, também, transmitir todo o novo conhecimento aos alunos que receberiam os chromebooks – dispositivos utilizados em sala de aula para as atividades digitais. Assim como estes materiais, a escola também recebeu uma estação de recarga para os dispositivos, que auxilia no manejo entre as aulas e salas da escola.  

"Ser a primeira escola digital de Campina Grande traz muito orgulho para nós. Essa modernização, essa renovação é algo que não tem volta, seguiremos sempre em frente. Às vezes nem me sinto em uma escola pública, principalmente quando vejo o carrinho com os chromebooks entrando em sala de aula, os alunos utilizando os materiais, os professores planejando as atividades que serão desenvolvidas. O ponto alto dessa transformação foi justamente para as crianças, com a liberdade de poder romper as barreiras do ambiente escolar, do modelo estereotipado de ensinar e aprender. Sem dúvida, é um marco histórico, estou muito feliz", declara Maria Joselma de Souza, psicóloga e gestora da Escola Municipal Manoel Francisco da Mota. 

"Pautada no processo de inclusão, a tecnologia permite que a gente se conecte de qualquer lugar. Ela traz essa premissa, independente da classe social, da possibilidade da gente se locomover para viver uma experiência diferente. Sem dúvida, além de transformarmos a educação, estamos criando os profissionais do futuro. É uma oportunidade para essas crianças se sentirem acolhidas ao saber o que encontrarão lá na frente. É uma forma de transformar a educação já associada ao desenvolvimento dessas crianças e adolescentes por uma inclusão no modo de trabalho quando eles chegarem nessa etapa. É uma união que faz muita força ao desafiar, digitalizar e integrar esses professores também", conclui Alline Antóquio. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.