Desafios para o sucesso da migração para nuvem

0
A migração para nuvem é mais que apenas transferir arquivos e aplicações a partir de um sistema local. Se fosse apenas uma tarefa de copiar e colar, todas as empresas já teriam aderido e concluído esse processo de transformação. Para uma mudança bem-sucedida, uma organização precisa avaliar o seu contexto, o cenário atual, o propósito e os desafios para a partir daí elaborar um roteiro que a auxilie a navegar nesta jornada rumo ao sucesso.

 

O caminho para a nuvem apresenta algumas armadilhas potenciais que devem ser evitadas. Uma migração bem-sucedida exige planejamento meticuloso, execução estratégica e adesão estrita às melhores práticas estabelecidas. Essas etapas garantem que as organizações não só maximizem os potenciais benefícios da tecnologia como também minimizem potenciais riscos e interrupções que possam comprometer o processo de migração.

 

O mapeamento de aplicativos, a análise de adequação e o gerenciamento de complexidade representam desafios significativos durante a migração para a nuvem. As organizações muitas vezes lutam para compreender de forma abrangente seus cenários de aplicativos, dificultando a determinação de quais são adequados para migração para a nuvem. A fase de mapeamento envolve a identificação de todos os aplicativos, a avaliação das dependências e a compreensão das interconexões dentro do ecossistema de TI. Essa tarefa pode ser complexa, especialmente em organizações grandes e diversas, em que as aplicações podem ter sido desenvolvidas e implementadas durante um longo período.

 

Identificar e compreender interdependências dentro da infraestrutura de TI desempenha um papel crítico na análise da migração para a nuvem e no processo de priorização. Negligenciar esse passo pode resultar em interrupções, problemas de desempenho ou até mesmo falhas no ambiente de nuvem.

 

Nem todos os aplicativos estão prontos para a nuvem ou se beneficiarão dela. Aplicativos legados, arquiteturas complexas ou tecnologias desatualizadas podem exigir modificações substanciais para funcionarem de maneira ideal. É necessário avaliar e considerar os requisitos de segurança, conformidade e desempenho.

 

A complexidade das aplicações aumenta ainda mais o desafio. Alguns aplicativos podem ter dependências complicadas, pontos de integração complexos ou configurações personalizadas específicas do ambiente local. A migração de tais aplicações para a nuvem sem o devido entendimento ou planejamento pode resultar em problemas funcionais, degradação de performance ou interrupções de serviço. Analisar e desembaraçar essas complexidades requer examinar cuidadosamente a arquitetura das aplicações, mapear dependências e avaliar o impacto da migração no ecossistema global.

 

Outro ponto importante é garantir a continuidade do serviço durante o andamento. É necessária uma estratégia cuidadosamente planejada e executada para minimizar o tempo de inatividade dos dados. Como tempo parado é dinheiro perdido, para mitigar esse problema é possível pensar em migrações escalonadas fora dos horários de pico ou sistemas redundantes temporários para garantir que as operações não parem.
Está claro que a migração para a nuvem não é um processo único, é uma jornada que exige uma estratégia completa e holística. Seguir uma arquitetura bem estruturada baseada nas melhores práticas pode habilitar as organizações a realizar com eficácia essa mudança, resultando em crescimento e inovação.

 

Rodrigo Costa, sócio-diretor & Head de Digital Business da Kron Digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.