A Accesstage acaba de concluir a formalização para sua licença e entra em produção para atuar 100% via Open Finance. Essa é uma nova etapa que ratifica a companhia como certificada junto as empresas do mercado nacional.
Em março de 2024, a companhia recebeu autorização do Banco Central para atuar como um Iniciador de Transação de Pagamentos (ITP) no âmbito do Open Finance. Agora, após concluir todas as etapas de certificação e homologação como um ITP, a Accesstage pretende atuar como maior open finance B2B da América Latina, mantendo sua trajetória de pioneirismo, assim como há duas décadas quando inovou o mercado ao integrar o sistema financeiro de grandes empresas através do processo de troca de arquivos interbancários (EDIs) – um processo bilateral entre empresas e instituições financeiras.
Agora, integrada totalmente ao Open Finance, a empresa criará uma experiência totalmente nova para impulsionar a gestão financeira no mundo corporativo, resolvendo dores antigas das corporações como: a redução de tempo do processo de integração de contas, que com o consentimento do Open Finance passa a ter uma redução de meses para apenas alguns minutos na operação. Além disso, outras vantagens passam a ser integradas no dia a dia das organizações, como a possibilidade de obter a atualização do saldo em tempo real e pagamentos inteligentes (A2A – account-to-account) com diversas modalidades de Pix como inteligente e recorrente. A nova fase potencializa, ainda mais, a entrada de soluções como Orquestrador de Pagamentos e Cash Pooling que visam possibilitar a gestão da liquidez entre contas. As soluções passam a contar com novas features para estarem cada vez mais aderentes ao mercado PJ, que ainda caminha com passos lentos em relação a adaptação ao Open Finance.
Com mais essa etapa concluída, além de toda a credibilidade conquistada ao longo de mais de duas décadas no mercado, a Accesstage passa a contar com a garantia, segurança e homologação do Banco Central e da Governança do Open Finance Brasil.
O que muda para o mercado?
Essa novidade permite que Accesstage integre seus clientes e suas contas bancárias de forma multilateral a todas as instituições participantes do Open Finance (mais de 600 atualmente), reduzindo tempo de integração e aumentando o controle e segurança das empresas que querem fazer gestão financeira.
"Nós já estamos mirando o Open Finance há alguns anos e essa autorização só nos faz perceber que estávamos no caminho certo, organizando as nossas soluções para serem entregues cada vez de forma mais ágil para as empresas. A segurança e a adaptação ao Open Finance não pode ser uma fricção para as companhias e sim, impulsionar os negócios e a gestão, deixando cada business mais competitivo e rentável. O nosso papel é elevar as empresas a outro patamar financeiro utilizando soluções em Open Finance de forma fluída e segura, como sempre fizemos desde o EDI, mas agora cada vez mais aderentes às tecnologias mais atualizadas e homologadas junto ao Banco Central.", comenta Celso Sato, CEO e Co-founder da Accesstage.
De acordo com Sato, o objetivo da Accesstage continua sendo de ser a principal empresa de Gestão Financeira do país. "Só que agora, como pioneira no Open Finance, pretendemos escalar ainda mais a plataforma, trazendo esses benefícios e versatilidade do mundo das finanças integradas para os nossos clientes e novos parceiros", afirma.
A companhia projeta um 2025 com mais amplitude de penetração no Open Finance para as empresas, sendo um marco para as companhias descobrirem como utilizar a tecnologia para potencializarem seus negócios.
"A transformação que o Open Finance trouxe para o setor financeiro de pessoas físicas está gerando grande valor e, agora, chegou o momento do mundo empresarial (PJ) explorar todo esse potencial no universo corporativo. É um mundo novo ainda não explorado, pois no contexto de PJ existem várias particularidades que somente quem já faz toda a parte de gestão por mais de duas décadas como a Accesstage consegue compreender e habilitar esses casos de usos para empresas de todos os tamanhos", comenta o gerente de Produtos e Especialista em Open Finance na Accesstage, Herivelton Martins.