O fim do ano se aproxima e o mercado se aquece com o início das compras de Natal. Com o dia a dia mais corrido, compromissos importantes e shoppings lotados, muitos consumidores preferem fazer suas compras pela internet. Neste cenário as empresas – em sua maior parte de pequeno e médio porte – precisam se preparar para o aumento do fluxo de acessos aos seus sites e com a conformidade do negócio. Assim como o número de e-consumidores e usuários da Internet avança, cresce também a quantidade de ameaças na rede. Sendo assim, para ter suas lojas no ar e ainda alavancar as vendas, os empresários enfrentam o desafio de manter os cuidados básicos com a segurança da navegação e informações dos clientes, além de garantir infraestrutura da empresa adequada para este aumento de tráfego. Para isso, é importante seguir algumas dicas:
• Proteja-se contra perda de dados identificando exposição de informações confidenciais e monitorando acessos inadequados;
• Certifique-se de que as ferramentas de segurança de endpoints estejam atualizadas;
• Utilize certificados SSL para proteger transações online e informações importantes de seus usuários;
• Apresente uma marca de confiança reconhecida em um local visível do site;
• Faça upgrade de seu certificado para EV SSL. Assim a barra de endereço ficará verde, reforçando a garantia de segurança do site para usuários;
• Adote serviços de segurança para proteger os smartphones e tablets no ambiente corporativo, evitando acesso indevido à rede.
Além de toda a proteção nas máquinas e servidores, é importante a conscientização e educação dos internautas. Assim, o alerta de segurança também se estende aos consumidores. Para manter as compras, o cartão de crédito e a paciência a salvo, valem algumas práticas:
• Se a oferta for grande, desconfie. Não compre por impulso apenas pelo baixo valor do produto. É importante checar a procedência e a credibilidade da empresa vendedora.
• Não abra e-mails estranhos e anexos que não sejam esperados;
• Cuidado ao clicar nos links.
• Mantenha o antivírus atualizado.
• Não coloque informações de cartão de crédito em máquinas públicas ou desconhecidas.
O comércio eletrônico facilita a vida dos consumidores e das empresas. Mas se não for utilizado com cautela pode trazer grandes problemas para o bolso dos clientes e para o faturamento das companhias.
André Carraretto, gerente de Engenharia de Sistemas da Symantec