Empresas e internautas: preparem-se para as compras de Natal

0

O fim do ano se aproxima e o mercado se aquece com o início das compras de Natal. Com o dia a dia mais corrido, compromissos importantes e shoppings lotados, muitos consumidores preferem fazer suas compras pela internet. Neste cenário as empresas – em sua maior parte de pequeno e médio porte – precisam se preparar para o aumento do fluxo de acessos aos seus sites e com a conformidade do negócio. Assim como o número de e-consumidores e usuários da Internet avança, cresce também a quantidade de ameaças na rede. Sendo assim, para ter suas lojas no ar e ainda alavancar as vendas, os empresários enfrentam o desafio de manter os cuidados básicos com a segurança da navegação e informações dos clientes, além de garantir infraestrutura da empresa adequada para este aumento de tráfego. Para isso, é importante seguir algumas dicas:

• Proteja-se contra perda de dados identificando exposição de informações confidenciais e monitorando acessos inadequados;
• Certifique-se de que as ferramentas de segurança de endpoints estejam atualizadas;
• Utilize certificados SSL para proteger transações online e informações importantes de seus usuários;
• Apresente uma marca de confiança reconhecida em um local visível do site;
• Faça upgrade de seu certificado para EV SSL. Assim a barra de endereço ficará verde, reforçando a garantia de segurança do site para usuários;
• Adote serviços de segurança para proteger os smartphones e tablets no ambiente corporativo, evitando acesso indevido à rede.

Além de toda a proteção nas máquinas e servidores, é importante a conscientização e educação dos internautas. Assim, o alerta de segurança também se estende aos consumidores. Para manter as compras, o cartão de crédito e a paciência a salvo, valem algumas práticas:

• Se a oferta for grande, desconfie. Não compre por impulso apenas pelo baixo valor do produto. É importante checar a procedência e a credibilidade da empresa vendedora.
• Não abra e-mails estranhos e anexos que não sejam esperados;
• Cuidado ao clicar nos links.
• Mantenha o antivírus atualizado.
• Não coloque informações de cartão de crédito em máquinas públicas ou desconhecidas.

O comércio eletrônico facilita a vida dos consumidores e das empresas. Mas se não for utilizado com cautela pode trazer grandes problemas para o bolso dos clientes e para o faturamento das companhias.

André Carraretto, gerente de Engenharia de Sistemas da Symantec

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.