Intensimed adapta plataforma SalesForce para gestão da qualidade em UTIs

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Com base nos estudos acadêmicos mais recentes, a Intensimed – empresa que oferece serviços médico-hospitalares para UTIs de grandes hospitais – investiu na customização da solução Salesforce para auxiliar na determinação do prognóstico de pacientes de UTI. O aperfeiçoamento da solução foi desenvolvido em parceria com a ValueNet, consultoria especializada em desenvolvimento e integração de soluções em Cloud Computing e SaaS (Software as a Service). A plataforma foi inteiramente adaptada às especificidades médicas da Intensimed.
De acordo com o dr. Leonardo Brauer, gerente de qualidade da Intensimed, o projeto surgiu da necessidade de se criar uma ferramenta para armazenar os dados dos exames e consultas dos pacientes de terapia intensiva e fazer os cálculos que permitissem à equipe médica planejar a assistência e o tratamento.
“Nossa gestão de qualidade é baseada em indicadores de processos e resultados, por isso, é fundamental poder contar com informações precisas e de fácil acesso. Anteriormente ao projeto, essa gestão era feita junto aos coordenadores das seis unidades que mantemos, por meio de planilhas Excel. Mensalmente esses dados precisavam ser fechados e os relatórios eram, até então, gerados manualmente, o que poderia ocasionar erros de digitação. A partir do projeto, esse processo passou a ser feito de forma automática pelo sistema, permitindo à nossa equipe direcionar o foco na estratégica do atendimento, que é o nosso negócio”, explica.
Após uma consulta feita nas opções oferecidas no mercado de TI e ao conhecer a plataforma SalesForce, por meio da consultoria feita à ValueNet, a Intensimed constatou que a solução poderia ser aplicada, com ganhos evidentes, ao seu sistema de gestão.
“A equipe técnica da ValueNet, em parceria com os médicos da Intensimed, desenvolveu uma inteligência dentro da plataforma SalesForce que efetua o cadastro dos pacientes, contendo sinais vitais, dados dos exames, fisiológicos e relativos à doença, entre outros indicadores. Com isso, o sistema é capaz de fazer os cálculos de estimativa de sobrevida para a população atendida, que, quando comparados aos resultados encontrados, demonstram a performance da unidade”, explica Brauer.
O sistema está em funcionamento desde agosto de 2011, em três unidades de terapia intensiva da Intensimed, que admitem, em média, de quatro a seis pacientes por dia, totalizando cerca de cem leitos ocupados por dia. Além da estimativa de sobrevida, também é possível gerar relatórios que indicam a epidemiologia da unidade (quais as doenças mais frequentes, mais graves), incidência de infecções, ocorrência de outras complicações e checklists que podem ser usados para criar uma rotina de prevenção de complicações dos pacientes internados.
“Os benefícios gerenciais são enormes: podemos acessar o sistema de qualquer lugar, 24 horas por dia, independente da distância, observar a situação de cada unidade, em diferentes locais, e saber como está cada paciente naquele momento. Analisar todos os relatórios e comparar com outras unidades, sem a necessidade de esperar o fechamento no final do mês, também é outra vantagem trazida pelo SalesForce”, enfatiza.
Para o gerente da qualidade da Intensimed, o maior desafio foi traduzir os conhecimentos médicos para o fornecedor de TI, a fim de torná-los disponíveis numa ferramenta. “A equipe da ValueNet se mostrou altamente qualificada para atender às necessidades específicas que nossa área de atuação exige. A expectativa agora é levar essa tecnologia para todas as seis unidades da Intensimed e em breve repassar para outros hospitais no Brasil”, completa.

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