Facebook deve ultrapassar o Orkut no Brasil já em janeiro de 2012, indica estudo

0

O reinado do Orkut no Brasil pode estar com os dias contatos. Embora a rede de relacionamentos do Google ainda continue sendo a rede social preferida da maioria dos usuários, o Facebook, considerado o maior site de relacionamentos do mundo, já começa a ameaçar a rival. Pesquisa da Experian Hitwise, feita em novembro, revela que o Orkut registrou 35,44% de participação no número de visitas, enquanto o Facebook alcançou 29,68% de representatividade. O levantamento evidencia uma queda de 21,96 pontos percentuais do Orkut, em contrapartida aos 24,13 pontos percentuais de crescimento da rede social de Mark Zuckerberg. Em razão disso, a empresa projeta que o Facebook deve assumir a liderança no ranking nacional já no mês que vem.

O presidente da unidade de Marketing Services da Experian, Juliano Marcílio, explica que a inversão das posições não pode ser interpretada como a substituição do Orkut pelo Facebook. Ele oberva que está havendo uma mudança de comportamento do internauta face às diversas plataformas de interação social existentes atualmente. O estudo revela que mais de 26% dos usuários do Orkut saem do site diretamente para alguma outra rede social, um aumento de mais de 12 pontos em relação à medição feita em novembro do ano passado. Os usuários do Facebook seguem a mesma tendência – 25,5% deles saem do site para acessar outra rede social, elevação de 6 pontos na mesma base de comparação. "Isso no mostra que os internautas brasileiros estão acumulando redes sociais, ou seja, estão utilizando mais de uma plataforma", conclui Marcílio.

Segundo a pesquisa, os usuários gastam aproximadamente o mesmo tempo nos dois sites de relacionamento. Enquanto o Facebook toma 20 horas e 59 minutos mensais, em média, o Orkut consome 19 horas e 58 minutos de cada usuário. Marcílio explica que este comportamento múltiplo pode ser a chave para o Google alavancar a sua outra rede social, o Google+, que hoje ocupa apenas a nona posição no ranking das visitas, com 0,79% de market share no Brasil. O site está atrás de comunidades como o Bate Papo UOL e Badoo, por exemplo.

"O Orkut faz um sucesso incomum no Brasil e o Google, ao escolher manter as duas redes sociais, deve se atentar à tendência de comportamento do usuário em cada uma delas", explica. Marcílio sustenta que os conteúdos publicados por um mesmo usuário em cada plataforma e até mesmo a maneira de interagir com os contatos são diferentes, o que possibilita a coexistência de ambas as redes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.