O reinado do Orkut no Brasil pode estar com os dias contatos. Embora a rede de relacionamentos do Google ainda continue sendo a rede social preferida da maioria dos usuários, o Facebook, considerado o maior site de relacionamentos do mundo, já começa a ameaçar a rival. Pesquisa da Experian Hitwise, feita em novembro, revela que o Orkut registrou 35,44% de participação no número de visitas, enquanto o Facebook alcançou 29,68% de representatividade. O levantamento evidencia uma queda de 21,96 pontos percentuais do Orkut, em contrapartida aos 24,13 pontos percentuais de crescimento da rede social de Mark Zuckerberg. Em razão disso, a empresa projeta que o Facebook deve assumir a liderança no ranking nacional já no mês que vem.
O presidente da unidade de Marketing Services da Experian, Juliano Marcílio, explica que a inversão das posições não pode ser interpretada como a substituição do Orkut pelo Facebook. Ele oberva que está havendo uma mudança de comportamento do internauta face às diversas plataformas de interação social existentes atualmente. O estudo revela que mais de 26% dos usuários do Orkut saem do site diretamente para alguma outra rede social, um aumento de mais de 12 pontos em relação à medição feita em novembro do ano passado. Os usuários do Facebook seguem a mesma tendência – 25,5% deles saem do site para acessar outra rede social, elevação de 6 pontos na mesma base de comparação. "Isso no mostra que os internautas brasileiros estão acumulando redes sociais, ou seja, estão utilizando mais de uma plataforma", conclui Marcílio.
Segundo a pesquisa, os usuários gastam aproximadamente o mesmo tempo nos dois sites de relacionamento. Enquanto o Facebook toma 20 horas e 59 minutos mensais, em média, o Orkut consome 19 horas e 58 minutos de cada usuário. Marcílio explica que este comportamento múltiplo pode ser a chave para o Google alavancar a sua outra rede social, o Google+, que hoje ocupa apenas a nona posição no ranking das visitas, com 0,79% de market share no Brasil. O site está atrás de comunidades como o Bate Papo UOL e Badoo, por exemplo.
"O Orkut faz um sucesso incomum no Brasil e o Google, ao escolher manter as duas redes sociais, deve se atentar à tendência de comportamento do usuário em cada uma delas", explica. Marcílio sustenta que os conteúdos publicados por um mesmo usuário em cada plataforma e até mesmo a maneira de interagir com os contatos são diferentes, o que possibilita a coexistência de ambas as redes.