A Oi inaugurará na próxima sexta-feira, 16, um total de 61 lojas próprias nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal e Goiás. Mais do que a abertura de pontos de venda, o anúncio representa uma importante mudança na estratégia comercial da operadora móvel, que até então era a única – das quatro grandes – que ainda trabalhava com uma rede de canais 100% franqueada. Para 2012, a meta é triplicar o número de lojas próprias e ampliar em 30% a rede de distribuição com parceiros em todo o País.
Ao anunciar a nova estratégia comercial, a Oi indiretamente assume que os canais franqueados não possuem capacidade de oferecer a mesma qualidade no atendimento que a empresa pretende proporcionar aos clientes por meio de suas lojas próprias. “A nova estratégia comercial reforça o posicionamento de oferecer aos clientes uma experiência de alta qualidade no atendimento por meio dos atributos de marca da companhia”, diz a empresa, em nota à imprensa. De acordo com a Oi, as novas lojas terão foco na oferta não somente de aparelhos, mas de soluções completas, que incluem atendimento, vendas e pós-vendas, estabelecendo um canal próximo e direto com o cliente. Mais de 800 funcionários serão contratados em um primeiro momento para atuar nas lojas já neste Natal, chegando a 2.350 até o final de 2012 no novo modelo de operação.