A Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia, confirmou nesta quarta-feira, 14, que concordou com a proposta apresentada pela IBM para por fim à investigação sobre práticas anticompetitivas no mercado de manutenção de computadores de grande porte (mainframes). Conforme os termos do acordo, a IBM se compromete a fornecer informações técnicas e peças de reposição para empresas independentes de manutenção de mainframes. Todo material terá preços razoáveis e condições equitativas, segundo nota divulgada pelo órgão europeu. O acordo será protocolado juridicamente pela IBM.
A Comissão Europeia abriu a investigação em julho do ano passado. A empresa era acusada de abusar de sua posição dominante no mercado ao impor condições "pouco razoáveis" a rivais de serviços de manutenção de mainframes, além de impedir que seus sistemas operacionais funcionem em outros hardware. O processo se baseava nas acusações da desenvolvedora de mainframes T3 Technologies.
A IBM enviou nota à imprensa internacional na qual diz estar "satisfeita que a investigação contra a IBM na área de mainframe tenha sido concluída".