UniDomBosco implanta centro de inteligência de negócio

0
21

O Grupo UniDomBosco, fundado no ano de 1962, faz parte do Sistema Educacional Brasileiro S.A. (SEB), que hoje é uma das mais sólidas e respeitadas instituições educacionais do Brasil, administrando diversas escolas próprias situadas em diferentes estados do Brasil. O Centro Universitário UniDomBosco, conta com mais de 649 polos de ensino a distância credenciados pelo MEC em todas as regiões do país, e conta com aproximadamente 16 mil estudantes matriculados nas modalidades presencial e a distância.

A Instituição inovou ao adotar o conceito de centro de inteligência para embasar o desenvolvimento de estratégias visando excelência acadêmica e performance do negócio.

O centro de inteligência foi estruturado a partir de uma solução inovadora de business analytics específica para educação, a qual foi adotada por todos os setores e níveis hierárquicos da instituição para análises e tomadas de decisão menos subjetivas e mais objetivas ao serem baseadas em dados.

Na prática, os usuários além de monitorar os indicadores-chave de desempenho em tempo real, estabelecer e fazer o acompanhamento de metas, ainda conseguem prever tendências ou o impacto de eventos futuros. Além disso, conseguem identificar padrões para reagir as oportunidades ou ameaças a tempo através dos algoritmos utilizando computação cognitiva desenvolvidos para análises preditivas e projeções dentro do contexto de negócio.

Porém, sem contar com um parceiro especializado, os desafios eram diversos. Além do desafio de mudança cultural, implementar um centro de inteligência de negócio não é tarefa simples, é necessário realizar a coleta de dados de diferentes sistemas; centralização desses dados; criar um data lake a partir dos dados públicos do setor disponíveis ; conhecimento do negócio educação; desenvolvimento de algoritmos para análises diagnósticas e preditivas; para à partir daí ter condição de definir os indicadores estratégicos sobre o desempenho a serem adotados e traçar as metas de negócio a serem monitoradas. Chegou-se à conclusão de que o desenvolvimento interno seria muito custoso e adiaria os benefícios de contar com uma solução já pronta e disponível no mercado.

Essa constatação levou o UniDomBosco a contar com a parceria CETACEO e Added, que juntas atuam na disseminação das boas práticas de gestão no setor de educação através da solução BA2Edu (Business Analytics for Education).

Por ser concebida especialmente para instituições de ensino, já possui um catálogo de boas práticas embutidas na plataforma e materializada em formato de dashboards que contém um conjunto de indicadores divididos em módulos como Gestão de Permanência, Captação, Marketing, Financeiro, Compliance, até o nível hierárquico mais alto, módulo CEO e Mantenedor. E através de uma biblioteca robusta de algoritmos numéricos, estatísticos e de computação cognitiva, os gestores e docentes têm à disposição uma solução completa de learning analytics e predição para apoiá-los nos desafios do dia-a-dia.

Logo na primeira semana, a UniDomBosco já usufruiu de um conjunto de indicadores gerenciais para embasar as estratégias de Prospecção, Benchmarking e Compliance.

Deixe seu comentário