A subsidiária brasileira da LG Electronics repetiu em 2006 o bom desempenho apresentado desde que chegou ao país há pouco mais de uma década, demonstrando nestes últimos dois anos uma maior aceleração de crescimento. No ano passado, a expansão nos negócios da companhia foi 38,4%, totalizando um faturamento de US$ 1,8 bilhão ? acima da previsão inicial de US$ 1,5 bilhão. Os números positivos, segundo a empresa, foram obtidos em todos os segmentos em que atua: TV e áudio e vídeo, celulares, informática e linha branca/condicionadores de ar.
Em 2006, a área de celulares da LG dobrou o volume de vendas pelo segundo ano consecutivo, perfazendo mais de 6 milhões de terminais comercializados, incluindo exportações. O lançamento da Black Label, uma série de celulares de alta tecnologia e design moderno, a estruturação de um canal de vendas diretas para o consumidor e o forte posicionamento no mercado de CDMA e GSM são alguns dos fatores apontados pela empresa, que a levaram, respectivamente, ao sexto e ao terceiro lugar no ranking geral de celulares no Brasil.
Já para 2007, a LG prevê a consolidação das vendas diretas para o varejo, que devem chegar a 15% das vendas de terminais da empresa; o aumento da exportação de terminais para o mercado sul-americano; a expansão do portifólio de produtos (da Black Label Series), apostando em produtos high-end, convergentes, de alta tecnologia e design arrojado.
Para a área de produtos de informática, 2006 também foi um ano de expansão. Segundo a IT Data, no segmento de monitores em geral, a LG obteve 38% de participação de mercado e se manteve, também, na primeira posição no ranking de monitores LCD, com 40% de market share. Notebook foi outro segmento bem-sucedido da LG, que implantou linhas de produção no complexo industrial da empresa em Taubaté, no interior de São Paulo, para fabricar nacionalmente o produto, um dos fatores que elevou o crescimento da empresa nesse segmento em mais de 100% desde o início da operação no Brasil. Para 2007, as maiores apostas continuam nos monitores LCD, agora no formato de tela widescreen, em tamanhos grandes ? acima de 17 polegadas ?, monitor de PC e TV; e, na linha de notebooks, o destaque são os equipamentos com processadores duo dual core e sistema operacional Windows Vista.
Para este ano, a expectativa da empresa é obter o faturamento de US$ 2,5 bilhões, reiterando o objetivo de crescimento progressivo da LG no Brasil. A empresa promete ainda lançar vários modelos de produtos em todas as categorias em que atua e apresentar novas soluções.