Minicom investe R$ 7 milhões em centro de produção de conteúdos digitais

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O Ministério das Comunicações anunciou nesta terça-feira, 15, que investirá R$ 7 milhões na estruturação, gestão e sustentabilidade de um centro de produção e pós-produção de obras audiovisuais, jogos eletrônicos ou aplicativos no Porto Digital, polo de desenvolvimento de software do Recife. O objetivo é incentivar a produção nacional de conteúdos digitais.

Os recursos serão repassados ao governo de Pernambuco por meio de um convênio e aplicados na aquisição de equipamentos para a Portomídia, uma unidade do Porto Digital. A infraestrutura do centro incluirá pelo menos a instalação de um estúdio para cinema e televisão, um estúdio de stop motion para cinema e televisão, um estúdio de áudio e um estúdio de motion-capture. Os equipamentos e softwares adquiridos serão utilizados na instalação desses estúdios, bem como para apoio às atividades de gestão e de transferência de tecnologia das empresas instaladas no arranjo produtivo local.

O assessor da Secretaria Executiva do Minicom, James Görgen, explica que a ideia é permitir que várias empresas sejam beneficiadas. “Nós escolhemos este projeto para começar justamente porque na região já existe um arranjo produtivo local, que é a aglomeração de várias empresas com vínculos de interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais”, explica, complementando que o governo pretende investir na instalação de novos centros. “Queremos dar condições para que as empresas possam criar, inovar, e muitas vezes esses equipamentos caros são uma barreira de entrada no mercado. Por isso, estamos apostando nesse modelo colaborativo”, ressalta.

Outras regiões

O Minicom assinou também um convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul para a implantação de um centro de conteúdos em um parque tecnológico gaúcho no primeiro semestre. Ainda este ano deverá ser lançado um edital nacional para que outros estados sejam beneficiados.

A iniciativa entra em consenso do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) e busca promover a indústria brasileira de conteúdos digitais criativos, garantindo a oferta nacional de bens e serviços voltados às redes de telecomunicações e de televisão digital.

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