Expansão da infraestrutura de TICs ainda esbarra em leis estaduais

0

Apesar dos esforços do governo federal para ampliar a inclusão digital, com a concessão de incentivos fiscal a produtos eletrônicos, os projetos de expansão da infraestrutura de tecnologias da informação e comunicações (TICs) ainda esbarram nas legislações dos estados. A afirmação é de Maximiliano Martinhão, secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, que participou do seminário Políticas de (Tele)Comunicações + TICs, organizado pela Converge Comunicações, em Brasília.

De acordo com ele, as políticas públicas expansão do acesso à banda larga se apóiam na popularização das redes móveis. Dados da Anatel, relativos a dezembro do ano passado, revelam que 31% dos domicílios urbanos e 6% da área rural têm acesso à banda larga fixa, enquanto 87% das residências da área urbana e 68% da área rural possuem acessos móveis. Isso demonstra, segundo Martinhão, o potencial ainda inexplorado pelas teles. Para o secretário, há muitas áreas com concessão para empresas privadas ainda não cobertas por serviços de telefonia móvel.

O secretário do Minicom diz que uma das soluções para acabar com essa disparidade, a instalação de antenas, ainda enfrenta inúmeras dificuldades. Ele diz que a proposta de Lei Geral de Antenas, que regulamentará as obras e implantação da infraestrutura, ainda está em discussão no Ministério das Telecomunicações. Segundo Martinhão, o projeto está sendo debatido e elaborado com base na determinação do Supremo Tribunal Federal de que o padrão seja de responsabilidade do governo federal.

Atualmente, existem 264 regras estaduais e municipais diferentes para a instalação de antenas. Elas dizem respeito a atributos de construção e implantação de sistemas difusores, por exemplo, o raio de distância das antenas em relação a domicílios. "Este é o maior gargalo que enfrentamos, além do fato de a falta de uma lei federal ou uma intervenção da União agravar a situação", critica Eduardo Levy, diretor presidente da SindiTelebrasil – Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal.

Levy elogiou a tentativa de inclusão dos smartphones na Lei 11.196/05, também conhecida como Lei do Bem, cuja promessa é o barateamento dos aparelhos. O diretor lembrou, contudo, que impostos estaduais incidentes sobre a prestação do serviço fazem as barreiras para popularização do gadget persistirem , como o ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação). "Em Rondônia, por exemplo, o ICMS calculado em uma conta de celular R$ 100 é de R$ 54, ou seja, mais da metade que o cidadão paga pelo serviço é apenas imposto", mostrou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.