Governo cria banda larga para beneficiários de programas sociais

0

O Ministério das Comunicações trabalha na desoneração dos impostos federais e inclusive dos fundos setoriais para o serviço de banda larga móvel. Batizado preliminarmente de "Banda larga no bolso", o projeto prevê a desoneração de Fust, Fisttel e Funttel e ainda de PIS/Cofins para o serviço prestado aos inscritos no cadastro para os programas de transferência de renda, o CadÚnico do governo federal.

Não se sabe ainda se a iniciativa se concretizará através de um projeto de lei ou de medida provisória. O secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, explica que a intenção do ministério é que o projeto seja implantado por uma medida provisória, que tem a vantagem de vigorar imediatamente. Ele anunciou o programa no Seminário Políticas de(Tele)comunicações, organizado pela Converge e pelo Centro de Estudos de Políticas de Telecomunicações da UnB.

A desoneração tributária sobre o serviço se insere em uma política mais ampla, que compreende os outros elos da cadeia. O projeto que está mais adiantado é o de desoneração de redes que, como disse o ministro Paulo Bernardo, na última terça, 14, será aprovado em março. Ainda no campo da infraestrutura, o próximo projeto que o ministério encaminhará à Casa Civil será aquele que cria as regras de estímulo para compartilhamento de infraestrutura e de construção de dutos para fibra óptica em obras civis. Neste caso, a medida será implementada através de um decreto que está previsto para ser encaminhado à Casa Civil em abril.

No campo dos terminais, o ministério está articulando a inclusão dos smartphones na Lei do Bem. De acordo com Martinhão, os fabricantes já foram ouvidos e o governo trabalha agora na definição da linha de corte dos produtos que serão beneficiados pela lei. O secretário explica que essa linha de corte será por dois eixos: características dos aparelhos e preço. "Vai entrar aqueles aparelhos que tiverem dentro das características e dos preços que achamos ser acessível à população", explica.

Para aqueles consumidores que não seriam atendidos por essas medidas, o governo prepara a banda larga 0800, cujo projeto piloto será realizado em Varjão, no Distrito Federal. Neste caso, a conexão seria paga pelo provedor do conteúdo acessado. O modelo poderia despertar interesse dos bancos e de órgãos da administração pública, destaca Martinhão.

Confaz

O Ministério das Comunicações também iniciou uma articulação com o Confaz para desoneração de ICMS da banda largem velocidades de  2 Mbps. A proposta é desonerar o serviço de 2 Mbps prestado até R$ 39,90. Martinhão afirma que já foi enviado no ano passado ao Confaz um ofício apresentando a proposta, que, entretanto, não foi pautada na última reunião do órgão em dezembro. Existe a possibilidade de que, durante as negociações, os secretários de Fazenda peçam a substituição da desoneração do serviço de 1 Mbps pela desoneração ora proposta pelo Minicom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.