A IBM anunciou o lançamento de novos software e serviços baseados em nuvem para auxiliar líderes das áreas de marketing e recursos humanos (RH).
O lançamento inclui novo ambiente de rede social baseado na web. Com ele, os executivos poderão configurar um site de recrutamento e usá-lo para integrar funcionários, apresentar opções de treinamento, conduzir pesquisas entre funcionários e gerenciar desempenho.
Outra novidade é um software criado para ajudar as equipes de marketing a desenvolver campanhas publicitárias sofisticadas e publicá-las rapidamente nas principais redes sociais, sem precisar mobilizar equipes especializadas de TI.
Entre os benefícios, a IBM destaca uma experiência do cliente mais consistente por meio de todos os canais online.
Sidney Sossai, gerente de soluções de colaboração da IBM Brasil, informa que parte do lançamento resulta da integração da plataforma de rede social corporativa da IBM com as soluções de recrutamento, integração, aprendizado e gerenciamento de desempenho da Kenexa, empresa adquirida pela IBM em dezembro de 2012, por US$1,3 bilhão.
Segundo ele, as novas soluções permitirão a integração das tecnologias analíticas e de redes sociais da IBM aos processos de negócios de empresas de todos os portes e setores, sobretudo as que lidam com grandes volumes de dados gerados nas redes sociais.
Estudo da IBM junto a CMOs (chief marketing officer) aponta que 82% deles planejam ampliar o uso de mídias sociais ao longo dos próximos três a cinco anos para se comunicarem com seus clientes.