Provedores de banda larga nos EUA entregam velocidade maior que a contratada

1

A FCC, órgão regulador das telecomunicações nos Estados Unidos, divulgou um relatório no qual mostra que os provedores de internet via cabo e satélite no país estão superando os índices de qualidade dos serviços, oferecendo aos clientes velocidades acima daquelas contratadas, sem custo adicional. Os dados levam a comparação invevitável com os serviços fornecidos no Brasil, onde desde novembro passado, as companhias são obrigadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a garantir apenas 20% da velocidade contratada.

O levantamento da FCC foi feito em setembro do ano passado com as principais operadoras americanas. Entre as operadoras de banda larga por fibra óptica, o  órgão regulador constatou que a Verizon entrega 118% da velocidade contratada no download de dados, o que a coloca como a líder de mercado nesse quesito. Na sequência estão a Cablevision, com 115%, e a Comcast, com 103%.

A ViaSat, operadora de banda larga de alta velocidade via satélite, teve taxas de download mais lentas quando comparadas à empresas de cabo. Ainda assim, entregou uma conexão 137% mais rápida que a contratada. Os documentos foram obtidos pelo The Wall Street Journal.

A FCC começou a medir os serviços de banda larga em 2011, quando detectou que os provedoras não estavam cumprindo as cláusulas contratuais dos serviços. Com a demanda por velocidade de banda crescente no país, à medida que usuários buscam cada vez mais realizar atividades online como ver vídeos e ouvir músicas, a exigência pelo cumprimento das normas foi uma das principais causas que levaram a FCC a intensificar a fiscalização sobre as empresas. A Cablevision, por exemplo, que na época entregava apenas 54% da velocidade anunciada, investiu US$ 140 milhões em infraestrutura para se adequar às exigências.

O cenário no Brasil, em contrapartida, ainda está longe disso. Até o ano passado, as operadoras tinham de cumprir apenas 10% da velocidade contratada. Com as novas normas da Anatel, anunciadas em 2012, esse índice deve aumentar gradativamente — mas de maneira tão vagarosa quanto o serviço prestado no país. Em novembro de 2014, será obrigatório que as operadoras garantam 40% da velocidade de conexão contratada pelos usuários. Medidores foram distribuídos a voluntários do programa, a fim de obter o diagnóstico do progresso nos serviços.

1 COMENTÁRIO

  1. É aqui no Brasil operadores dão apenas 10% da velocidade contratada ou seja se pagamos por 200 MB mesmo sendo internet via fibra , recebemos 10 % disso no download. Esses 20 %, etc não estão sendo cumpridos de forma alguma…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.