Post content – Em sua conferência anual Agility, que começo nesta terça-feira, 15, a F5 anunciou uma grande expansão de seu portfólio de entrega e segurança de aplicações. Foi apresentado o F5 Distributed Cloud Services, uma plataforma SaaS que fornece segurança, rede multinuvem e soluções de Edge Computing. A meta é ajudar os CIOs e CISOs a garantir a segurança das complexas aplicações modernas, plataformas como um Internet Banking ou um engine de um portal B2C que rodam em múltiplas nuvens distribuídas e dependem fortemente de APIs. A empresa está lançando a primeira nova solução para esta plataforma, F5 Distributed Cloud WAAP (Web Application and API Protection).
Essa solução colabora para que a F5 realize sua missão: tornar o mundo digital melhor e mais seguro. Em sua palestra inaugural, François Locoh-Donou, presidente e CEO da F5, ressaltou o fato de o crime digital atingir pessoas, não só empresas ou países. "Em todo o mundo há pessoas que dependem de aplicações digitais para trabalhar, fazer compras, adquirir imóveis ou automóveis, agendar consultas médicas, viver. Ataques, fraudes e vazamento de dados atingem pessoas que, ao terem suas identidades roubadas ou caírem em golpes digitais, correm o risco de perder economias, bens, oportunidades de trabalho. O cibercrime atinge as pessoas. As pessoas são as mais penalizadas pela guerra digital".
Locoh-Donou revelou que a F5 bloqueia, a cada dia, 2 bilhões de logins fraudulentos. Para isso, as soluções e serviços F5 protegem dados, aplicações e APIs. "O time F5 e os profissionais de nossos clientes e parceiros entendem a luta contra o crime digital como uma questão pessoal, uma busca de superação diária".
Citando o livro Jogo Infinito, de 1986, o CEO da F5 fez uma analogia, dizendo que antes os jogadores do mundo do cibercrime eram conhecidos (Jogo Finito) mas, agora, o que prevalece é o Jogo Infinito. Nesse modelo existe um número desconhecidos de jogadores, as regras mudam constantemente e os players têm um objetivo peculiar: não vencer, mas continuar jogando. "O Jogo Infinito acontece também na política, nos negócios e na própria vida", explica. "O que vemos no mundo de cyber security é um desafio sem fim, que exige constante inovação para garantir que pessoas, empresas e países possam seguir com suas vidas digitais".
Para ele, algumas iniciativas globais têm que ser tomadas para proteção contra o cibercrime, como a criação de políticas e regulamentações governamentais; mais colaboração entre as empresas; investimento na formação de talentos e em pesquisa e desenvolvimento e construir aplicações ágeis.
Desafios
Quase todas as organizações hoje se encontram na convergência de duas tendências significativas: a evolução das aplicações como o centro da vida digital de seus clientes e a escalada das ameaças contra essas plataformas. Isso representa um tremendo desafio, pois muitas empresas agora gerenciam portfólios de aplicações complexos, que misturam tecnologias e infraestruturas mais antigas e modernas. No próximo Relatório de Estratégia de Aplicações de 2022 da F5, 88% das organizações entrevistadas dizem que operam aplicações legadas e modernas, enquanto 70% operam em várias nuvens. Isso expande a área de superfície de ameaças, pois as empresas são forçadas a implantar controles de segurança separados e muitas vezes inconsistentes em diferentes ambientes.
Nos últimos anos, a F5 transformou seus negócios e expandiu significativamente suas ofertas de software e nuvem para oferecer um amplo portfólio de soluções para ajudar os clientes a lidar com essa complexidade e risco. Por meio do BIG-IP , NGINX e agora F5 Distributed Cloud Services , a F5 oferece uma variedade de soluções integradas e orientadas para aprendizado de máquina que protegem aplicativos e APIs legados e modernos em data center, nuvem e locais de borda. Grandes organizações, incluindo bancos, varejistas, provedores de serviços e órgãos do governo, usam a tecnologia da F5 para garantir a disponibilidade de aplicações, proteger APIs que alimentam suas cadeias de suprimentos digitais e lidar com ameaças como malware e bots, além de usar IA e ML para combater fraudes
"As aplicações e as experiências digitais que elas potencializam se tornaram a base para a conexão e realização humana, bem como uma plataforma para inovação significativa de negócios e criação de mercado", disse François Locoh-Donou. "Nossa missão na F5 é ajudar as organizações a proteger essas aplicações da agora constante enxurrada de ataques cibernéticos. O F5 Distributed Cloud Services fornece uma maneira mais simples para os clientes gerenciarem o complexo desafio de prover segurança às aplicações modernas."
Aplicação e APIs protegidas contra ataques
O F5 Distributed Cloud WAAP simplifica a segurança, permitindo que as equipes de desenvolvimento de aplicações se concentrem em fornecer recursos e funcionalidades que melhorarão a experiência de seus clientes e impulsionarão os negócios. A nova oferta baseada em SaaS integra os recursos de firewall de aplicativos da Web, mitigação de bots, DDoS e API em uma solução única e fácil de implantar. A meta é ajudar as equipes de SecOps e DevOps a aplicar políticas de segurança consistentes.
A nova solução reúne diversas tecnologias originárias da própria F5 e de empresas adquiridas pela organização como a Shape Security e a Volterra:
- F5 Advanced WAF, que protege de forma mais eficaz e eficiente contra os ataques de aplicações mais comuns.
- Segurança de APIs com descoberta automática e detecção de anomalias. A base dessa solução é o recurso de aprendizado de máquina (ML) da Volterra, que automatiza todo o processo de localização, proteção e monitoramento de APIs.
- Defesa de bot baseada na tecnologia F5 Shape AI (Artificial Intelligence).
- Proteção contra ataques de negação de serviço distribuída global (DDoS).
O F5 Distributed Cloud WAAP já está disponível globalmente na F5 e será lançado no Azure Marketplace até o final de fevereiro.
O evento F5 Agility 2022 termina nesta quarta-feira, 16. As inscrições gratuitas podem ser feitas nesse link. Parte das sessões do encontro serão em português e em espanhol.