Apresentado pela primeira vez em parceria com a OpenAI em 2021, o GitHub Copilot é a primeira ferramenta de desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA) em escala do mundo. Localizado no editor como uma extensão simples, o GitHub Copilot desenha o contexto do código de uma pessoa desenvolvedora para sugerir novas linhas de código, funções inteiras, testes e até algoritmos complexos. Desde o seu lançamento, o Copilot transformou a produtividade no desenvolvimento para mais de um milhão de pessoas, ajudando as pessoas desenvolvedoras a programar até 55% mais rápido.
A ascensão de modelos de IA generativa, como o GitHub Copilot, desencadeou o reconhecimento generalizado de que a era da IA começou. Mas, até agora a IA generativa beneficiou principalmente indivíduos. E isso está mudando hoje.
Mais de 400 organizações já estão usando o GitHub Copilot. Agora, com o GitHub Copilot for Business, o CEO do GitHub, Thomas Dohmke, conta que estão disponibilizando a funcionalidade para todas as pessoas desenvolvedoras, equipes, organizações e empresas. "Também estamos apresentando um modelo OpenAI mais avançado e novos recursos para trazer benefícios ainda maiores para as organizações", compartilhou ele.
Copilot for Business com novos recursos
Um modelo de IA mais poderoso: novos algoritmos de modelagem melhoram a qualidade das sugestões de código;
Filtragem de vulnerabilidade de segurança baseada em IA: o GitHub Copilot bloqueia automaticamente sugestões comuns de código inseguro, visando problemas como credenciais codificadas, injeções de SQL e injeções de path;
Suporte a proxy VPN: o GitHub Copilot funciona com VPNs, inclusive com certificados autoassinados, para que as pessoas desenvolvedoras possam usá-lo em qualquer ambiente de trabalho;
Inscrição simples: qualquer empresa pode comprar rapidamente as licenças do Copilot for Business online e atribuir permissões de uso com facilidade, mesmo que não usem a plataforma GitHub para o código-fonte.
Dohmke explica que o GitHub Copilot incorpora o poder da IA generativa em uma extensão de editor que sugere código em tempo real. Ele trabalha com prompts de código e linguagem natural para oferecer várias sugestões que podem ser aceitas ou rejeitadas rapidamente, e aprende junto com as pessoas desenvolvedoras a se adaptar às convenções e aos estilos de codificação individuais. Assim, com o GitHub Copilot, as pessoas desenvolvedoras podem usar o editor de sua escolha, desde Visual Studio até Neovim, VS Code ou JetBrains IDEs.
A empresa disponibilizou um guia online para ajudar os usuários a entender todas as possibilidades do GitHub Copilot: programar mais rápido, gerar testes e reduzir a troca de contexto.
Produtividade comprovada
Em junho de 2022, a empresa informou que o GitHub Copilot já estava gerando 27% do código das pessoas desenvolvedoras na plataforma. Hoje, isso acontece cada vez mais: segundo o GitHub, atualmente em média 46% dos códigos são criados usando o Copilot em todas as linguagens de programação e 61% entre os desenvolvedores que usam Java.
Além disso, a pesquisa mostra que 90% das pessoas que usaram o GitHub Copilot relataram que concluíram tarefas mais rapidamente, com 73% mais capacidade de permanecer no fluxo de trabalho e conservar a energia mental. O estudo também descobriu que até 75% dessas pessoas se sentem mais realizadas e capazes de se concentrar em um trabalho mais satisfatório.
E essa taxa de sucesso tem um enorme potencial para desenvolvedores e empresas. "Imagine os benefícios de colocar o GitHub Copilot nas mãos de equipes de desenvolvimento de 100, 1.000 ou até 10.000 pessoas", disse Dohmke.
Nas organizações, quando pessoas desenvolvedoras consertam bugs mais rapidamente isso significa que o produto e a cadeia de suprimentos estão mais seguros. Profissionais que escrevem menos boilerplates manualmente e repetidamente conseguem que suas equipes sejam mais produtivas e focadas. E a capacidade de aprender e integrar novas tecnologias pode resultar em melhores soluções para oferecer aos clientes.