Com aumento de 280% em usuários ativos, Opera se consolida como o segundo navegador desktop mais utilizado no Brasil

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A Opera registrou crescimento vertiginoso, com crescimento de 280% no número de usuários. Agora, três em cada quatro brasileiros dizem estar familiarizados com Opera e seus produtos. Ao fornecer produtos e campanhas populares e fáceis de usar, a Opera também investiu significativamente em mudanças estratégicas de liderança e com melhor compreensão das necessidades do mercado local – investimentos que estão rendendo bons frutos.

A Opera é conhecida no Brasil por seus navegadores e soluções inovadoras, e lançou em 2023 sua própria IA nativa para navegador, Aria – um novo passo ousado na adoção de serviços de IA pela empresa. Baseado na infraestrutura "Composer" do próprio Opera, a Aria se conecta à tecnologia GPT da OpenAI e é aprimorada por recursos adicionais, como resultados ao vivo da web. Aria oferece aos usuários acesso gratuito a um serviço líder de IA generativa. Especialista em web e navegadores, Aria permite que os usuários trabalhem com IA enquanto procuram informações na internet, geram texto ou código ou obtêm respostas para dúvidas sobre produtos.

"Ficamos muito entusiasmados com a adoção da Aria pelos usuários brasileiros", destaca Juliana Psaros, Head de Marketing para América Latina na Opera. "O Opera tem usuários em todo o mundo, mas é aqui no Brasil que eles estão aproveitando ao máximo essa revolucionária ferramenta de IA. Isso sinaliza uma necessidade real pelo tipo de soluções baseadas em IA pelas quais a Opera está assumindo a liderança."

A Opera deu um passo adiante em sua estratégia de IA ao redesenhar seu principal navegador de desktop para torná-lo pronto para IA com o Opera One, que integra nativamente a Aria. Não apenas uma reformulação, o Opera One foi uma declaração convicta de que a IA não é apenas uma adição, mas um componente fundamental da navegação para o presente e futuro. Com o Opera One, os usuários podem interagir continuamente com a IA por meio de uma linha de comando totalmente nova, bem como pela barra lateral do navegador e diretamente de sites com prompts de IA. O Opera One também apresenta uma maneira totalmente nova de trabalhar com abas chamada Tab Islands, um moderno recurso que soluciona o desafio de gerenciar múltiplas abas.

Expansíveis e recolhíveis, as Tab Islands agrupam automaticamente as guias relacionadas com base no contexto para que os usuários tenham maior flexibilidade no gerenciamento das abas. Impulsionado por essa inovação, o navegador Opera para desktop superou o Edge, o Firefox e o Safari e conquistou a segunda maior participação de mercado no Brasil.

Aria também está disponível nos principais navegadores mobile rápidos e seguros da Opera, Opera para Android e Opera para iOS. Ambos os navegadores são ágeis e repletos de recursos de segurança, como VPN gratuita para navegador e serviços VPN Pro para todos os dispositivos, além de bloqueadores de anúncios e rastreadores integrados. Os brasileiros migraram tanto para o Opera para Android, em particular, que ele se tornou o navegador móvel mais baixado na Google Play Store em todo o país em 2023, de acordo com data.ai. Com recursos fáceis de usar e de economia de dados, como modos claro e escuro, feed de notícias integrado e discagens rápidas, o Opera para Android é o navegador ideal para quem busca uma experiência de navegação impecável e personalizada – o que os brasileiros claramente buscam, aumentando a base de usuários do navegador em impressionantes 280% em 2023.

Outro produto Opera popular no Brasil é o Opera GX – o primeiro navegador feito sob medida especificamente para as necessidades dos gamers, que agora conta com mais de 25 milhões de usuários ativos mensais. No início de 2023, a Opera anunciou o lançamento do game show Hot Tab Hero, que foi gravado pela primeira vez no Brasil com grandes nomes da cena gamer – como LubaTV, Jean Luca, Calango e Gusang – e apresentado por Otaviano Costa e a streamer Gab Zuski. O Opera GX está constantemente inovando com novos recursos que são úteis e inteligentes, como a atualização RGX – que permite aos usuários aprimorar vídeos e imagens para uma qualidade premium sem gastar um centavo – e o Panic Button – um novo recurso que fecha o navegador com um clique de um botão, agindo como uma defesa indispensável contra curiosos e visitas inesperadas.

Além de soluções pioneiras e de ponta, a Opera também trouxe diversão aos brasileiros em 2023 na campanha "Chacoalhe & Concorra". Ao entrar pela primeira vez no espírito festivo do Carnaval, a Opera lançou quatro campanhas no total, que contaram com mais de 36.500 prêmios no valor de mais de R$ 260 mil – tudo o que os usuários do Opera para Android precisavam fazer era agitar seus telefones para ganhar! E foi o que fizeram, com as quatro edições gerando mais de 4 milhões de chacoalhadas no total – um testemunho poderoso da empolgação de uma base de usuários ávida e crescente.

Embora a Opera tenha trazido produtos inovadores e concursos divertidos para o mercado brasileiro, grande parte do sucesso da empresa em 2023 é resultado de mudanças de estratégia. A Head de Marketing para América Latina, Juliana Psaros, é apaixonada pela visão e pelos objetivos da empresa – e, além disso, está bem posicionada para comunicá-los aos seus conterrâneos brasileiros, já que possui uma vasta experiência em liderança de marketing, desenvolvimento de negócios e estratégias focadas em parcerias.

Simultaneamente à estratégia de crescimento da Opera no Brasil, ocorreu a introdução do Opera Ads, a plataforma de publicidade online da Opera que oferece inventário exclusivo e premium e um alcance de mais de 90% dos usuários brasileiros da Internet. O Opera Ads ajuda os anunciantes a otimizar campanhas do início ao fim e a desenvolver parcerias para apoiar marcas no mercado a partir do navegador Opera e de inventários de parceiros.

A plataforma possui algoritmos robustos e tecnologia de ponta sob medida para melhor desempenho, garantindo direcionamento preciso e resultados eficazes. Com um vasta abrangência, o Opera Ads oferece aos anunciantes uma presença extensa e influente no cenário online diversificado. No Brasil, a divisão é chefiada por Marcos Mendez, que ingressou na Opera como Business Development Director após 15 anos de experiência em Ad Tech, Marketing Digital e Ciência da Computação em gigantes como Amazon e Yahoo.

O crescimento multifacetado do Opera ganhou força extra no Brasil a partir de 2023 e está nitidamente dando frutos – nenhum outro navegador é baixado com mais frequência no país, e a ferramenta de IA da Opera, Aria, tem sido uma fenômeno entre os usuários. A Opera planeja crescer cada vez mais em 2024, lançando concursos e produtos mais emocionantes e centrados no usuário, ao mesmo tempo que complementa os esforços com uma expansão estratégica cuidadosa e localmente informada.

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