Durante algum tempo, principalmente quando o mercado ainda iniciava sua jornada de transformação digital, as startups eram vistas por muitas empresas como concorrentes. Não se via ali o surgimento de uma nova aplicação ou serviço que trouxesse inovação, mas o surgimento de empresas que, com o tempo, tomariam o mercado.
A velocidade com que a digitalização tomou o mercado mudou essa visão. Hoje a inovação é parte da estratégia de empresas de todos os tamanhos e o mercado tem claro que um dos modos mais rápidos de inovar e obter resultados em curto espaço de tempo é unir-se às startups. São elas as especialistas na atuação em um modelo de negócio repetível e escalável e extremamente rápido.
Isso porque a forma como as startups trabalham com ideias e erros é bem diferente das grandes empresas. Elas trabalham em um modelo enxuto e ágil, além de atuar em um cenário de incerteza. Seu modelo de negócio se baseia em como transformar o trabalho em dinheiro de forma repetível. É isso que as grandes empresas procuram e por isso temos visto parcerias entre estes dois mundos. Um ecossistema de startups encurta ciclos de inovação, explora a tecnologia, aperfeiçoa os modelos de negócios existentes e inventa novos modelos de maneira mais rápida e eficaz.
Atualmente, isso não vale somente para as grandes empresas. Empresas como a Solutis também têm se beneficiado de parcerias com startups para levar mais valor aos seus clientes. Não só isso, como também na consolidação de pilares estratégicos como reconhecimento (por estar perto de iniciativas inovadoras); casos de sucesso (construídos a partir de inovação); diferenciação (por construir estes casos mais rapidamente); e eficiência (melhorando o desempenho e a competitividade).
E isso acontece em um universo de possibilidades cada vez maior. Um levantamento realizado no ano passado pelo Startup Ranking dava conta que o mundo tem hoje 150 mil startups, sendo 2 mil delas no Brasil. Destas, ao menos 30 podem ser consideradas unicórnios. É por meio da realização de parcerias dentro deste universo que conseguimos benefícios como menor time to market; melhor desempenho operacional; e diferenciação em relação à competição.
São estas parcerias que nos permitem fazer novos negócios sem ter de desenvolver novas soluções totalmente do zero, identificando oportunidades dentro de nossa base e realizando customizações quando necessário. Mas isso é apenas o começo. Sabemos que hoje apenas 5% das empresas utilizam alguma solução desenvolvida por startups, o significa uma oportunidade tremenda para conectar grandes empresas a estas iniciativas. Este é o nosso caminho!
William Maenishi, Head de Digital Customer Experience e Inovação da Solutis.