Como a próxima fronteira digital pode contribuir para as fintechs?

0

A consolidação da tecnologia no meio corporativo pode ser evidenciada sob diversos aspectos, afetando segmentos e empresas variadas. Dentro do contexto de finanças, em que um número elevado de fintechs encabeçam essa união entre inovação e serviços financeiros, a presença de ferramentas digitais tem se justificado na prática, como aliadas que vão além do aspecto processual, possibilitando a construção de jornadas transformadoras junto aos usuários.  

Nesse sentido, é natural que novas tendências continuem a surgir, estimulando a receptividade dos responsáveis por implementá-las. Se os anos anteriores já foram extremamente positivos em termos de adesão tecnológica, a projeção é de que o futuro permaneça assim. Portanto, a fim de extrair o potencial por trás da próxima fronteira digital, personificada por alternativas que vão desde o lançamento de produtos a novas modalidades financeiras que correspondam às demandas do público, as fintechs investem cada vez mais em dinamismo e disrupção.  

Novidades enfatizam experiência do usuário 

Não seria nenhum exagero afirmar que experiência é palavra-chave quando o assunto é inovação empresarial. Para o universo das fintechs, a condição é semelhante, sempre em busca de relações orientadas à inclusão financeira, em prol de mais harmonia e satisfação para os consumidores. Seguindo o princípio de clareza e segurança quanto ao gerenciamento econômico, o usuário está atento ao mercado e não aceita meios-termos, especialmente no que tange a gestão de suas finanças.  

O Metaverso, por exemplo, traz o conceito de realidade aumentada para fundamentar um novo patamar de interações sociais, abrindo o leque de possibilidades estratégicas para organizações que fazem uso da Inteligência Artificial (IA). Se aplicado ao campo financeiro, as oportunidades são igualmente promissoras, deixando a cargo das lideranças a missão de converter a participação da IA em iniciativas alinhadas com os tempos atuais.  

Outra tendência que tem se disseminado entre instituições financeiras e que devem pautar ações relacionadas à responsabilidade social dos negócios é a inserção de políticas de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) que, em tradução direta da sigla, se refere, respectivamente, a meio-ambiente, social e governança corporativa. Será cada vez mais necessário, o investimento em medidas compatíveis com questões pensadas na sociedade, como projetos sustentáveis, programas de cunho social e um olhar humanizado para a gestão de pessoas.  

Tendo em vista este contexto, é preciso demonstrar, em termos práticos, qual é o real propósito de sua empresa, e a tecnologia pode ser um agente simplificador nesse cenário. Enganam-se os que destinam o interesse do cliente somente à qualidade do produto e/ou serviço. Hoje, se posicionar em relação aos tópicos citados tem caráter de obrigatoriedade para as companhias brasileiras e as fintechs não estão fora dessa equação.  

Aprimoramento contínuo como necessidade competitiva 

O segmento nunca esteve tão aquecido, isso é fato. Com o mundo olhando para o Brasil, sob a figura de investidores e startups de outros países que passarão a marcar presença no mercado nacional, é esperado que o nível de exigência fique nas alturas, criando uma concorrência intensificada para todos.  

Partindo dessa premissa, é possível concluir que a corrida para contar com novas ferramentas será bastante agressiva, fomentando um ambiente de aceleração digital que só beneficiará a competitividade entre as fintechs. Logo, torna-se possível projetar um crescimento significativo para o setor, somado a um espaço de aprimoramento contínuo, escalável e que atenda às expectativas dos consumidores.  

Marco Neuwiem, CTO no Dank! Bank. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.