IBM, Oracle e Nokia se aliam ao Google e à Mozilla contra Microsoft

0

Um grupo de empresas de tecnologia, formado pela IBM, Nokia, Sun Microsystems, Oracle, Red Hat, Adobe e Coral, chamdado de Comitê Europeu para Sistemas de Interoperabilidade (ECIS, na sigla em inglês) se juntou ao Google e à Mozilla Foundation no processo antitruste que corre na Comissão Europeia contra a Microsoft. A empresa de Bill Gates está sendo acusada de prejudicar a competição ao integrar seu navegador Internet Explorer ao sistema operacional Windows.
A entrada de grandes fornecedores de TI e telecom no caso revela a importância de se ter o controle do mercado de navegadores de internet (browsers) com o crescimento cada vez maior dos serviços na web, segundo informações do Financial Times.
O braço executivo da União Europeia acusa a Microsoft de ter violado a lei de antitruste, diminuindo a possibilidade de concorrência e participação do Firefox, da Mozilla, e do Chrome, do Google, no mercado.
Os concorrentes querem que a Microsoft seja obrigada a oferecer quatro opções de navegadores para rodar com seu sistema operacional: Firefox, Explorer, Chrome e Opera.
Thomas Vinje, porta-voz do Ecis, diz que agora tudo pode ser feito pela internet de uma maneira mais completa do que anteriormente e os navegadores são a porta de entrada para isso. "As empresas estão começando a perceber a importância dos browsers agora e o mercado foi bastante distorcido pelo Internet Explorer. Navegadores rivais têm obtido avaliações melhores do que o software da Microsoft, que detém a maior parcela do mercado, o que não foi atingido por méritos próprios", afirmou.
O grupo fez a reclamação em janeiro passado e a Microsoft tem até o dia 28 deste mês para responder. A empresa não quis comentar a notícia com o jornal britânico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.