Comércio eletrônico movimenta US$ 210 bilhões em 2009 no país

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A venda de bens de consumo pela internet no Brasil movimentou US$ 210 bilhões no ano passado, alta de 10,5%na comparação com os US$ 190 bilhões registrados em 2008. Os dados fazem parte da 21ª pesquisa de Comércio Eletrônico no Mercado Brasileiro realizada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). O coordenador da pesquisa justifica o fato de as cifras estarem expressas em dólar em razão da oscilação do real ao longo dos meses, o que dificultaria chegar a um valor exato.
A FGV considera comércio eletrônico qualquer processo de negócio realizado pelo meio eletrônico, seja aquele que envolve a transação completa – desde a compra até o pagamento on-line – ou aquele feito de forma parcial, em que o pagamento é feito por meio de quitação de boleto bancário ou de outra forma não eletrônica.
Do total movimentado no ano passado, o comércio eletrônico entre empresas (B2B) foi responsável por US$ 150 bilhões em transações, alta de 8%, enquanto que o e-commerce feito entre empresa e o consumidor final (B2C) gerou US$ 60 bilhões, aumento de 18%.
Segundo Alberto Luiz Albertin, professor titular da FGV e coordenador do estudo, a expectativa é que o comércio eletrônico do Brasil cresça de 10% a 15% neste ano, totalizando entre US$ 230 bilhões e US$ 240 milhões. Na avaliação dele, as transações B2B devem aumentar 5%, enquanto os negócios B2C devem expandir 15%.

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