Região Norte terá banda larga em todos os municípios até dezembro

0

A região Norte terá serviço de banda larga disponível nas sedes de todos os seus municípios até dezembro deste ano. A afirmação é do gerente de projetos da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Jovino Francisco Filho, que observa que as metas estão sendo cumpridas, mas os impostos praticados na região — que em alguns lugares chegam a 60% do valor das tarifas — encarecem a instalação e inviabilizam o consumo por parte da população.
O executivo participou nesta quinta-feira, 15, de audiência pública na Comissão da Amazônia da Câmara dos Deputados para discutir os serviços de internet e de telefonia fixa e móvel nos estados do Amazonas e do Amapá. "O alto custo da região Norte é consequência da falta de infraestrutura de backbone ótico [rede terrestre de cabos de fibra ótica] para dar vazão às altas taxas de transmissão", disse.
Segundo o representante da Associação Nacional das Operadoras de Celulares (Acel), Luiz de Melo Jr., nos últimos nove anos as operadoras de telefonia móvel investiram R$ 66,6 bilhões no país. Ele afirmou que, até 2016, 60% dos municípios brasileiros com menos de 30 mil habitantes terão acesso à banda larga.
A autora do requerimento para a realização da audiência, deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), afirmou que é preciso que se tomem providências urgentes para ligar as localidades mais distantes aos serviços de telefonia e banda larga. Ela disse ainda que, mais que instalar telefones, é preciso que as operadoras garantam seu funcionamento para que as comunidades não fiquem ilhadas. "O isolamento continua, ele existe, apesar de haver um contrato entre o Ministério das Telecomunicações, a Anatel e as operadoras."
O crescimento no uso de telefonia celular no Amazonas foi de 117,08% entre 2005 e 2010. No mesmo período, o Amapá registrou crescimento de 91,77%. No Amapá, foi registrada no ano passado uma média de 82 acessos por 100 habitantes. No Amazonas, a média ficou em 102 acessos. O assessor da Associação Brasileira das Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo (Abrafix), Edvaldo Miron, afirmou que 67% da meta de instalação de telefonia fixa nas escolas foram cumpridos. As informações são da Rádio Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.