A remessa global de computadores pessoais cresceu 24,2% no primeiro trimestre, para 79,13 milhões de unidades contra 63,73 milhões de PCs registrados em igual período de 2009, de acordo com dados da consultoria IDC.
O resultado representa a reversão uma série de quedas para a indústria, que vinham ocorrendo desde o terceiro trimestre de 2008, quando a crise financeira mundial começou a afetar mais fortemente o setor. A consultoria observa que o crescimento se deve principalmente à recuperação das vendas de computadores nos chamados mercados emergentes.
A HP ainda é a líder da disputa nos primeiros três meses do ano, respondendo por 19,7% de todos os PCs vendidos no período. A taiwanesa Acer, que ultrapassou a Dell no ano passado, manteve o segundo posto, com participação de 13,6%, percentual pouco superior aos 13,3% da Dell, que ficou na terceira posição.
A HP, maior fabricante mundial de PCs, manteve a liderança no mercado no período, respondendo por 19,7% de todos os PCs vendidos no período. A taiwanesa Acer, que ultrapassou a Dell no ano passado, manteve o segundo posto, com participação de mercado de 13,6%, percentual pouco superior aos 13,3% da Dell, que ficou na terceira posição.
Por fim, em quarto e quinto lugares ficaram a Lenovo e a Toshiba, que encerram o primeiro trimestre com market share de 8,8% e 5,8%, respectivamente.
- Recuperação