Publicidade
Início ESG Oxiteno divulga relatório de sustentabilidade em formato digital

Oxiteno divulga relatório de sustentabilidade em formato digital

0
Publicidade

A Oxiteno, líder na produção de tensoativos e especialidades químicas nas Américas, acaba de lançar o seu Relatório de Sustentabilidade 2020. Totalmente digital, a publicação destaca as principais práticas ESG da companhia. Apesar do cenário desafiador causado pela pandemia da Covid-19, a companhia encerrou 2020 com receita líquida de R$ 5,22 bilhões, a melhor performance dos últimos cinco anos e com um crescimento de 22% em comparação ao ano anterior. Outros destaques são: a representatividade feminina no corpo diretivo (57%); a estruturação de um laboratório digital (XLab); o lançamento do novo portal de educação (OxiEducation); a participação da Oxiteno no programa de aceleração Inova 2030 – Jovens Inovadores em ODS do Pacto Global da ONU e Fundação Dom Cabral com o projeto Laboratório 4.0; reconhecimento pelo Nível de Gestão para os temas Mudanças Climáticas e de Segurança Hídrica no CDP e o estabelecimento da parceria com a EcoVadis para a avaliação de seus fornecedores nos principais temas de sustentabilidade.

“A pandemia tem causado impactos sem precedentes. Na indústria, o cenário de crise e instabilidade econômica levou à revisão de metas e prioridades. Um dos principais desafios da Oxiteno tem sido garantir a preservação da saúde dos funcionários e a continuidade operacional, tendo em vista o seu papel essencial na sociedade. Os produtos da Oxiteno são matérias primas indispensáveis para a produção de alimentos, fármacos e produtos de higiene, limpeza, sanitização, entre outros. Nesse cenário adverso, reforçamos nosso compromisso com a construção de uma indústria cada vez mais responsável com a sociedade e o meio ambiente, colocando a sustentabilidade como elemento central da estratégia. O resultado foi muito positivo”, afirma o presidente da Oxiteno, João Parolin.

Com a sustentabilidade incorporada à estratégia do negócio e aos processos de desenvolvimento e inovação, a Oxiteno avançou também durante o ano em ações como: implementação de home office, restruturação do programa de qualidade de vida, melhorias no processo de avaliação de fornecedores e novas ações para melhorar ainda mais o desempenho em segurança e meio ambiente. Como reflexo do esforço para práticas mais sustentáveis, a empresa conquistou a categoria Platinum do EcoVadis Sustainability Rating – plataforma que avalia a performance de sustentabilidade empresarial – ocupada por apenas 1% das empresas avaliadas no mundo todo, sendo a segunda empresa brasileira a conquistar essa posição.

“Em 2019, estabelecemos nossos objetivos no Plano Estratégico de Sustentabilidade 2030. E, em 2020, mobilizamos toda a companhia com a meta de evoluir nos oito pilares que nos colocarão como referência em desenvolvimento sustentável do setor. O uso da água, da energia, o tratamento de resíduos, efluentes e os níveis de emissões de gases de efeito estufa são monitorados de perto para prevenirmos os possíveis impactos gerados”, diz a gerente de Sustentabilidade, Juliana Maria da Silva.

A Diversidade & Inclusão (D&I) também continuou recebendo destaque. Uma das iniciativas do pilar foi o lançamento do programa TOGETHER, que promove a representatividade de gênero, raça e etnia, pessoas com deficiência e LGBTQIA+, ampliando a pluralidade de opiniões e pensamentos. Entre as ações estão: a inclusão de autistas, a abertura de salas de amamentação e o incentivo à diversidade no código de vestimenta por meio da campanha “Química de Estilos”.

“Em um ano marcado por desafios, a cultura organizacional e as iniciativas nos diversos pilares de nosso plano de sustentabilidade foram essenciais para o crescimento do negócio. Temos o propósito de contribuir para o bem-estar das pessoas através da química e, tendo ciência disso, buscamos sempre reforçar o senso de pertencimento, orgulho e conexão com o negócio. Desenvolvemos soluções essenciais que estão no dia a dia das pessoas e ajudam a sociedade a passar por momentos como este. Avançamos em 2020, mas sabemos que há ainda muito por fazer e muitas oportunidades nesta jornada”, diz Parolin.

O portfólio da Oxiteno conta com mais de 700 produtos e 3 mil aplicações nos segmentos de Crop Solutions, Home Care and I&I, Personal Care, Coatings, Oil & Gas, Industrial Applications, Functional Fluids e Nutrition & Health, que são exportados para mais de 50 países. O Relatório de Sustentabilidade 2020 pode ser consultado na íntegra aqui. Além dos dados contemplados nesse conteúdo, o documento traz as iniciativas da Oxiteno de apoio à sociedade no combate à pandemia, redução de impactos ambientais e sociais, governança e engajamento sobre o tema.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile