C6 Bank acelera inovação usando IA generativa com a AWS

0

O C6 Bank anuncia hoje o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial (IA) generativa e analytics com a Amazon Web Services (AWS). O banco criou uma plataforma de IA que vai servir de base para aplicações voltadas à inovação e ao ganho de eficiência. Dois projetos resultantes da colaboração já estão no ar: um para revisão de código-fonte do app e outro para atendimento ao cliente (ambos em fase de testes).

Com o primeiro projeto, o banco quer fornecer aos seus programadores uma ferramenta que faça, de forma simples e rápida, uma leitura criteriosa do código criado por eles. Na prática, essa ferramenta avisará se há algo fora do padrão desejado pelo banco e, em caso positivo, de que forma o código deve ser alterado. A solução será treinada também para fornecer insights ao desenvolvedor, sugerindo, por exemplo, novas formas de resolver desafios.

"A plataforma de IA construída junto com a AWS nos permite, basicamente, criar um serviço robusto de perguntas e respostas que pode ser aplicado em diversas atividades do banco, do desenvolvimento interno de software ao atendimento ao cliente", diz Nelson Novaes, CTO do C6 Bank. "E uma das vantagens é que a base de conhecimento que alimenta essa plataforma pode ser atualizada de forma simples, garantindo respostas precisas e sempre atuais."

Além da aplicação de IA generativa na revisão de código-fonte, o C6 Bank está usando a tecnologia no atendimento ao cliente. A instituição financeira criou um robô que varre a base de informações sobre os produtos e serviços do banco e faz sugestões de resposta. O atendente tem a opção de enviar a resposta na íntegra, usar apenas alguns trechos do texto sugerido ou descartar a sugestão. Mais elaborado que um bot baseado em uma simples árvore de palavras, o recurso em questão interpreta a dúvida do cliente, cruza as informações com a base de conhecimento e formula respostas a partir dos seus achados, simulando a escrita de um humano. Na primeira fase do projeto-piloto, a IA respondeu a 70% das perguntas com assertividade.

Em breve, a ferramenta será alimentada também com informações sobre o histórico do cliente. Assim, quando o usuário iniciar a conversa com o atendente e apresentar sua dúvida, o robô já terá um contexto maior sobre a relação do cliente com o banco e poderá redigir um texto mais adequado. No momento, a ferramenta está em uso por um pequeno grupo de atendentes.

O banco também estuda adotar a solução de IA da AWS em outras situações. Como a arquitetura da plataforma foi pensada para ser versátil, diversas aplicações podem ser criadas a partir dela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.