Doação de computadores pode virar projeto de lei

0

A Comissão de Legislação Participativa aprovou na a sugestão apresentada pelo Núcleo de Resistência Comunitária, organização não-governamental com sede no município de Belford Roxo (RJ), que propõe regras para a doação – por parte de ministérios, autarquias, fundações e empresas de economia mista – de equipamentos de informática usados que estiverem sendo substituídos.

A sugestão, relatada pelo deputado Vadinho Baião (PT-MG) e transformada em projeto de lei, prevê que as doações serão para instituições filantrópicas, entidades da sociedade civil sem fins lucrativos, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips), estados e municípios.

De acordo com o projeto, somente serão cedidos os equipamentos considerados antieconômicos ou que apresentem baixo rendimento, desgaste prematuro ou obsolescência.

O projeto determina que a cessão seja feita mediante uma assinatura de termo entre as duas partes, publicado no Diário Oficial, com a relação dos equipamentos transferidos. No caso das organizações civis, a doação será precedida da apresentação de documentos como a certidão negativa de débito junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e o certificado de utilidade pública.

O deputado Vadinho Baião lembrou que a doação de equipamentos de informática já é uma prática corrente de algumas instituições públicas, como a Câmara dos Deputados, Banco do Brasil, Receita Federal e Dataprev
"Com as doações poderemos acelerar o processo de inserção do Brasil na sociedade do conhecimento, que tem a informática como ferramenta básica de trabalho. Num país com tantas desigualdades, o que alguns julgam obsoleto é uma grande janela de oportunidades para outros", afirmou o deputado. Ainda segundo o relator, a prática também é adotada em outros países, como Canadá e Colômbia.

Segundo informou a Agência Câmara, o projeto de lei oriundo da sugestão será encaminhado à Mesa Diretora, que designará as comissões para a análise da proposta e o regime de tramitação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.