A grande maioria (93%) dos usuários de internet no Brasil já comprou ao menos uma vez pela web, e 62% adquirem bens ou serviços mensalmente pela rede mundial. Os dados são de uma pesquisa feita pela agência digital Hi-Mídia com 1.214 pessoas em todo o país. De acordo com o levantamento, as principais motivações para a compra pela rede são o preço, citado por 68%, e a comodidade, mencionado por 56%.
Sites busca, redes sociais, blogs e sites institucionais são fonte de pesquisa para 77% dos consumidores interessados em um produtos ou serviços. Praticamente todos os consumidores comparam preços online antes de fechar negócio, seja pela rede ou em lojas físicas. O meio online também se destaca em termos de credibilidade dos anúncios, pois 47% dos entrevistados a consideram muito influente. Na comparação com a TV, apenas 38% tiveram a mesma opinião sobre os anúncios veiculados na web.
Um ponto controverso entre os internautas é o e-mail marketing. Um em cada cinco entrevistados sente-se irritado ao recebê-lo, e quase metade (47%) classifica como “invasão” a chegada dessas mensagens não autorizadas. Ao mesmo tempo, 49% foram receptivos a ofertas exclusivas e relevantes por e-mail e uma parcela ligeiramente maior, 54%, espera apenas o envio de ofertas personalizadas, uma das modalidades de e-mail marketing. “O consumidor online deseja que as empresas entendam e respeitem seus hábitos de consumo. Nesse cenário, a segmentação e a personalização de ofertas e conteúdo se tornam cada vez mais relevantes”, conclui o CEO da Hi-Mídia, Julien Turri.