Santa Casa de Presidente Vanceslau centraliza informações e melhora controles

0

A inauguração do novo laboratório de análises clínicas da Irmandade da Santa Casa de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, foi decisiva para a solução de TI implantada pela Wareline. A fabricante de software do setor da saúde implantou nos computadores do hospital e do novo laboratório um programa capaz, principalmente, de integrar as informações entre as unidades. Com isso, foi possível, além da interligação entre todos os setores, maior agilidade no gerenciamento das operações diárias.

O laboratório de análises clínicas, na verdade, foi apenas a mola propulsora para a solução. O hospital – responsável por atender mensalmente 5082 pessoas no pronto socorro, 485 internações e 168 cirurgias – já passava por dificuldades consideráveis. A diretora administrativa da Santa Casa de Presidente Venceslau, Valdirene Ferreira, diz, por exemplo, que "faltavam medicamentos na farmácia", problema que, segundo ela, era provocado pela ausência de controle de entrada e saída dos produtos.

Com uma arquitetura de desenvolvimento baseada unicamente nos fluxos hospitalares, o software de gestão da Wareline abrange todos os processos em um único núcleo de informações gerenciais. Além disso, o sistema, desenvolvido na plataforma Windows, utiliza um único banco de dados relacional – PostgreSQL (Gratuito), o que proporciona coerência, segurança e integridade das informações a custo zero.

Toda a instituição é atendida pela solução, que teve ativados os módulos de cadastros, agendamento, atendimentos, prescrições, SADT, centro cirúrgico, estoque, compras, faturas, convênio, custo/paciente, glosas e repasse, AIH, BPA, APAC, central TISS, financeiro, contábil, prontuário, gerador, exportação, importação e laudos web.

Assim, o hospital passou a ter não só um controle maior dos seus processos, como pode estabelecer e monitorar seu orçamento, algo que facilita o trabalho no setor de faturamento e dinamiza a produção de relatórios de acompanhamento. "Não tínhamos relatório do funcionamento de todos os setores, e assim era difícil fazermos algum projeto de longo prazo", explica Valdirene Ferreira.

Além disso, o método também aproxima o contato entre paciente e médico. A praticidade oferecida estimula uma relação mais rápida, mas sem perda de confiança e transparência. Um exemplo é a possibilidade de agendar consultas e cirurgias por meio de SMS, que podem ser enviados diretamente aos médicos.

A diretora do hospital conta que a mudança não só fez diferença para diminuir as despesas do hospital, como agregou valor ao atendimento. Ela ainda aproveita para explorar alguns dos outros módulos desenvolvidos pela solução no hospital: cadastros, prescrições, estoque, centro cirúrgico, compras, convênio, custo/paciente, SADT (Serviço de Apoio à Diagnose e Terapia), prontuário, exportação, importação e laudos web.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.