A Innovative Card Technologies, fabricante de cartões de segurança para operações bancárias online, comércio eletrônico e autenticação de acesso a dados, se prepara para iniciar suas operações no Brasil. Até o mês de julho, a empresa, cujo nome fantasia é InCard, deve abrir um escritório na cidade de São Paulo, que além da operação no mercado local vai responder pelos negócios na América Latina.
Com sede em Los Angeles, a companhia mantém escritórios em Nova York, Paris e Taiwan, e a estratégia é expandir sua presença para os mercados de Portugal e Espanha, inicialmente por meio de parceiros. No Brasil, a InCard já mantém acordos de parceria com a InfoSERVER, fornecedora de soluções de tecnologia e de serviços de consultoria, infra-estrutura, suporte técnico, treinamento e desenvolvimento de softwares; e com a Inteligensa, empresa venezuelana que atua no país, especializada na integração de tecnologias para smartcards, cartões de segurança, pagamento, serviços de personalização, terminais ponto-de-venda e pin pads.
Para inaugurar a operação local, a empresa está trazendo o ICT DisplayCard, novo token em formato de cartão de banco, que oferece maior segurança nas transações financeiras. O dispositivo contém um sistema que aciona o display integrado no momento em que o botão ativador é pressionado. Uma senha aparece no visor e, quando utilizada em conjunto com dados bancários de usuário e senha, realiza uma autenticação dupla, inibindo possíveis fraudes. A senha muda a cada transação e nunca se repete.
Segundo a fabricante, o ICT DisplayCard pode ser usado ainda como um cartão de pagamento completo ou de acesso RFID, juntamente com a função OTP (one time password). ?É simples, seguro e conveniente, pode ser transportado na carteira. Acreditamos que o formato do dispositivo será atrativo ao mercado?, afirma Sandra Peres, vice-presidente de Marketing e Produto da região da América Latina e Ibéria.
De acordo com a executiva, o ICT DisplayCard substitui com vantagens os tradicionais cartões de chave de segurança (tan code) e os token, dispositivos eletrônico que geram senhas numéricas randômicas. ?A vantagem em relação ao tan code é que os números não se repetem, sendo que a vida útil é de três anos ou 18 mil toques. No tocante aos tokens, o benefício é a portabilidade?, afirma Sandra. Ela diz que desde maio o ICT DisplayCard vem sendo testado pelo Bradesco, que pretende fornecê-lo para acesso dos clientes a internet banking e caixas de auto-atendimento, e a idéia agora é difundir o cartão entre as demais instituições financeiras que atuam no país. ?Já estamos fazendo demonstrações para vários bancos, mas vamos procurar disseminá-lo também entre administradoras de cartões de crédito, companhias de seguros e rede de varejo?, conta Sandra.
A executiva não quis revelar de quanto será o investimento inicial da InCard para a abertura da operação no Brasil.