A Samsung e a Apple foram responsáveis pelo maior volume de remessas de smartphones no primeiro trimestre, período em que as vendas cresceram a uma taxa de 41%, segundo dados da ABI Research. As duas fabricantes, juntas, responderam por 55% dos embarques de aparelhos no período e ficaram com 90% do lucro total obtido pela indústria do setor.
Segundo o relatório da consultoria, a Samsung liderou com 43 milhões de unidades vendidas mundialmente, seguida pela Apple com 35 milhões de embarques no período. A Nokia vendeu 11,9 milhões de unidades e a Research in Motion (RIM) entregou 11,1 milhões de smartphones. As duas fabricantes, porém, tiveram uma queda de 20% e 40% nas vendas, respectivamente. Por fim, a Sony foi responsável pela venda de 7 milhões de aparelhos, enquanto a Huawei, por 6,8 milhões de unidades.
O analista sênior da ABI Research, Michael Morgan, ressaltou que a Nokia, que luta para recuperar o espaço perdido no mercado com o Windows Phone, terá de ampliar suas vendas em 5.000% neste ano, apenas para compensar a queda na remessa de aparelhos com o sistema operacional Symbian.