Os acessórios conectados que monitoram atividades físicas, com destaque para pulseiras como a Saúde conectada, dominam o segmento de wearable devices. No primeiro trimestre deste ano, para cada smartwatch distribuído ao varejo mundial, quatro monitores de atividades físicas chegavam às prateleiras. Entre janeiro e março deste ano, 2,35 milhões de monitores conectados foram enviados às lojas, contra apenas 510 mil relógios inteligentes. Os números foram levantados pela ABI Research.
As quatro marcas que lideram o mercado mundial de monitores conectados de atividades físicas são (em ordem decrescente): Fitbit, Garmin, Nike, Jawbone. No segmento de smartwatches, a ordem é a seguinte: Samsung, Sony, Pebble e Casio.
Os analistas da ABI ponderam que os smartwatches ainda não se popularizaram porque não oferecem nada de forte apelo que o próprio smartphone já não faça. O mesmo não se pode dizer das pulseiras, que monitoram atividades físicas com muito mais precisão que um smartphone no bolso. De qualquer forma, a aposta da Samsung com uma nova linha de relógios conectados neste segundo trimestre pode mexer com esse mercado. A previsão da ABI é que em 2014 serão distribuídos ao varejo 10 milhões de monitores conectados de atividades físicas e 7 milhões de smartwatches.