Blockchain, NFTs e um possível futuro de mercado

0

Já se tornou impossível negligenciar a ideia de que o blockchain é uma tecnologia crucial para criar NFTs. Ele usa criptografia para acorrentar blocos em uma lista crescente de registros. Cada bloco é bloqueado por um hash criptográfico, ou sequência de caracteres, que identifica exclusivamente um conjunto de dados, para o bloco anterior.

Embora o blockchain tenha sido inicialmente criado para suportar ativos fungíveis como Bitcoin e outras criptomoedas, ele evoluiu para permitir que os usuários criassem um tipo especial de ativo cripto, comprovadamente único. A blockchain Ethereum é a base para a maioria dos NFTs atualmente oferecidos porque suporta o padrão de token ERC-721, permitindo que os criadores da NFT capturem informações de relevância para seus artefatos digitais e a armazenem como tokens na blockchain.

Diante de toda a excitação, há também preocupações de que os NFTs não sejam ecológicos, porque são construídos sobre a mesma tecnologia blockchain usada por algumas criptomoedas com fome de energia. Por exemplo, cada transação NFT na rede Ethereum consome o equivalente à energia diária usada por duas famílias americanas.

A tecnologia blockchain está evoluindo e se movendo em direção a um design menos computacionalmente intensivo. Há também tecnologias blockchain emergentes como o Cardano, que foi projetado desde o início para ter uma pequena pegada de carbono e recentemente lançou sua própria plataforma NFT de rápido crescimento chamada Cardano Kidz.

Se a atual mania do NFT pode ou não manter seu ímpeto, os NFTs já aceleraram uma tendência maior de inovação econômica digital. As NFTs confirmaram que o público está se sentindo cada vez mais favorável a uma criptoeconomia e está adotando riscos de curto prazo em troca da criação de novas possibilidades de negócios.

Os NFTs já fizeram incursões significativas nas indústrias de luxo e jogos, e têm muito espaço para crescer além dessas aplicações iniciais. O setor de arte continuará a ser um segmento importante do mercado global de NFT e provavelmente atingirá gradualmente a maturidade nos próximos dois anos.

É inegável: a velocidade de transformação da tecnologia blockchain em uma variante mais nova e ecológica pode muito bem decidir o futuro do mercado de NFTs no curto prazo.

Ronaldo Sodré Santoro, fundador e co-CEO da Bom Valor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.