Blockchain, NFTs e um possível futuro de mercado

0
429

Já se tornou impossível negligenciar a ideia de que o blockchain é uma tecnologia crucial para criar NFTs. Ele usa criptografia para acorrentar blocos em uma lista crescente de registros. Cada bloco é bloqueado por um hash criptográfico, ou sequência de caracteres, que identifica exclusivamente um conjunto de dados, para o bloco anterior.

Embora o blockchain tenha sido inicialmente criado para suportar ativos fungíveis como Bitcoin e outras criptomoedas, ele evoluiu para permitir que os usuários criassem um tipo especial de ativo cripto, comprovadamente único. A blockchain Ethereum é a base para a maioria dos NFTs atualmente oferecidos porque suporta o padrão de token ERC-721, permitindo que os criadores da NFT capturem informações de relevância para seus artefatos digitais e a armazenem como tokens na blockchain.

Diante de toda a excitação, há também preocupações de que os NFTs não sejam ecológicos, porque são construídos sobre a mesma tecnologia blockchain usada por algumas criptomoedas com fome de energia. Por exemplo, cada transação NFT na rede Ethereum consome o equivalente à energia diária usada por duas famílias americanas.

A tecnologia blockchain está evoluindo e se movendo em direção a um design menos computacionalmente intensivo. Há também tecnologias blockchain emergentes como o Cardano, que foi projetado desde o início para ter uma pequena pegada de carbono e recentemente lançou sua própria plataforma NFT de rápido crescimento chamada Cardano Kidz.

Se a atual mania do NFT pode ou não manter seu ímpeto, os NFTs já aceleraram uma tendência maior de inovação econômica digital. As NFTs confirmaram que o público está se sentindo cada vez mais favorável a uma criptoeconomia e está adotando riscos de curto prazo em troca da criação de novas possibilidades de negócios.

Os NFTs já fizeram incursões significativas nas indústrias de luxo e jogos, e têm muito espaço para crescer além dessas aplicações iniciais. O setor de arte continuará a ser um segmento importante do mercado global de NFT e provavelmente atingirá gradualmente a maturidade nos próximos dois anos.

É inegável: a velocidade de transformação da tecnologia blockchain em uma variante mais nova e ecológica pode muito bem decidir o futuro do mercado de NFTs no curto prazo.

Ronaldo Sodré Santoro, fundador e co-CEO da Bom Valor.

Deixe seu comentário