Um estudo divulgado recentemente pela consultoria IDC sobre o setor de storage apontou a IBM como líder em receita no mercado brasileiro de armazenamento de dados em disco externo no segmento high-end. De acordo com o relatório, a participação da IBM Brasil atingiu 57,8% no primeiro trimestre deste ano, um crescimento de 19 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2007.
Para manter a liderança, a IBM tem investido no setor de armazenamento. Em abril, a companhia adquiriu a Diligent Tecnologies e a FilesX e antes já havia comprado a start-up israelense XIV, fabricante de soluções para ambientes SAN (Storage Area Network).
Para o líder da plataforma de armazenamento da IBM, André Bonacossa, o mercado está mudando de visão. "Antes, storage era visto como uma caixinha isolada, apenas para resolver os problemas de armazenamento de dados e virtualização. Hoje, a tendência é da utilização de soluções cada vez mais completas de hardware, software e serviços, que agreguem os benefícios da proteção de dados, por exemplo, às soluções", avalia o executivo.