Opiniões postadas na internet são as propagandas mais confiáveis, indica estudo

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Sugestões de amigos e opiniões de consumidores expressas on-line são as formas mais confiáveis de propaganda, de acordo com a última pesquisa da Nielsen Online, realizada duas vezes ao ano com 25 mil consumidores da internet, em 50 países.
O levantamento mostra que nove entre cada dez consumidores da internet no mundo (90%) confiam nas sugestões de pessoas conhecidas, enquanto sete em cada dez (70%) acreditam na opinião de consumidores expressas on-line. O estudo observa, porém, que nesta nova era de controle do consumidor, os publicitários serão motivados pelo fato dos sites de marcas terem a confiança da mesma quantidade de pessoas (70%) que as opiniões de consumidores expressas on-line.
"A explosão na mídia gerada pelo consumidor [CGM, na sigla em inglês] nos últimos dois anos indica que a confiança dos consumidores no boca a boca durante o processo de tomada de decisão, seja por pessoas conhecidas ou por consumidores on-line não conhecidos, tem crescido significativamente", diz Jonathan Carson, presidente da Nielsen Online. Segundo o executivo acrescenta que todas as formas de propaganda conduzidas por publicitários, exceto anúncios em jornais, também têm tido um aumento nos níveis de confiança. "É provável que a revolução CGM tenha forçado os publicitários a usar maneiras mais realistas nas mensagens com base nas experiências dos consumidores, em vez dos nobres ideais publicitários."
A pesquisa apresenta ainda uma relação de diferenças regionais entre os 50 países pesquisados. Embora os sites de marcas alcancem altos índices de confiança, outras formas de publicidade digital ficaram com índices abaixo dos anúncios da mídia tradicional, à exceção dos jornais, nos quais a propaganda apresenta queda nos níveis de confiança.
Carson conclui: "Apesar do maior número de internautas e do tempo despendido on-line, a indústria ainda necessita atrair renda publicitária de acordo com os atuais níveis de consumo da mídia on-line. A habilidade para mudar a receita publicitária da forma tradicional de mídia para a internet está em superar a forma com que a propaganda é exposta on-line, tornando-a um meio mais eficiente para os anunciantes das marcas e uma forma mais confiável de anunciar na mente do consumidor".

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