Professores e alunos brasileiros cada vez mais utilizam o computador e a internet em suas atividades em sala de aula. Nas escolas públicas, 46% dos professores declararam utilizar computador e internet em atividades com os alunos na sala de aula no ano passado, um aumento de 10 pontos percentuais em relação a 2012, segundo constata a pesquisa TIC Educação 2013, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
A pesquisa aponta ainda que, embora a internet esteja presente na maioria das escolas que possuem computador na rede pública (95%) e na rede privada (99%), a baixa velocidade de conexão à rede ainda é um desafio: 52% das escolas públicas declararam possuir uma conexão de até 2 Mbps, enquanto este percentual é de 28% nas escolas particulares. Na percepção dos professores e coordenadores pedagógicos esta ainda se constitui em uma barreira para adoção das novas tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem.
Outro destaque do relatório está no crescimento do uso de tablets nas escolas públicas. Enquanto em 2012 apenas 2% delas possuíam esse tipo de equipamento, no ano passado esse número chegou a 11%. A tendência à mobilidade é, de fato, crescente nas escolas brasileiras, visto que 71% das escolas públicas possuem acesso à internet sem fio (WiFi), um aumento de 14 pontos percentuais comparado a 2012.
A coleta de dados para a 4ª edição da pesquisa TIC Educação aconteceu entre setembro e dezembro de 2013. Foram entrevistados, presencialmente, 939 diretores, 870 coordenadores pedagógicos, 1.987 professores e 9.657 alunos, de 994 escolas públicas e privadas localizadas em áreas urbanas de todas as regiões do território nacional.