Dataprev fecha contratação de circuitos de acesso à internet da Telebras por R$ 2,1 milhões

0

A Dataprev assinou nesta sexta-feira, 15, em Brasília, a contratação da Telebras para fornecimento de circuitos de acesso à internet, que vão atender aos seus data centers. O contrato, no valor de R$ 2,1 milhões, é o primeiro firmado entre as empresas, que investem para uma sinergia crescente entre suas atividades.

"É um primeiro passo na direção da convergência de competências, uma diretriz que fortalece a capacidade e o papel das duas empresas no atendimento às demandas das políticas públicas e do cidadão", afirmou o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção.

"Inauguramos hoje uma grande parceria", disse o presidente da Telebras, Jorge Bittar. "No futuro, esperamos utilizar os serviços de tecnologia da informação da Dataprev e, por meio dessa aliança, prestar serviços de qualidade e amplitude cada vez maiores para a população brasileira."

Para o diretor de tecnologia e operações da Dataprev, Daniel Darlen, o contrato representa uma evolução na prestação dos serviços de TIC da empresa. "Em nossa trajetória, precisamos contar com os melhores parceiros no uso de tecnologia", ressaltou. "A intenção é ampliar o uso dos serviços da Telebras como parte da nossa estratégia de crescimento. Com a evolução dessa parceria, poderemos ter uma estrutura cada vez mais sólida de tecnologia da informação e telecomunicações no governo."

Os circuitos contratados da Telebras aumentam o nível de segurança para a disponibilidade dos sistemas que rodam nos data centers, explicou o superintendente de operações da Dataprev, Helton Moreira. Segundo ele, o acesso à internet traz integrada uma solução contra os ataques de negação de serviço, conhecidos como DDoS. "Isso significa que a operadora detecta tentativas de ataques massivos, destinados a causar sobrecarga no acesso, e as bloqueia, protegendo o tráfego das informações."

Atualmente, a Dataprev conta com dois links de comunicação para internet em cada um dos três datas centers, nos quais a prevenção a ataques DDoS é feita por firewalls instalados pela própria empresa. Um desses circuitos, em cada data center, será substituído pelo da Telebras, com bandas de 500 Megabits por segundo — no Data Center Distrito Federal (DCDF) e no Data Center Rio de Janeiro (DCRJ) —, e com 300 Mbps no Data Center São Paulo (DCSP).

O contrato com a Telebras tem prazo de 12 meses, renovável por mais um ano. Além de maior colaboração entre as duas empresas, a parceria levou em conta o Decreto 8.135/13, segundo o qual serviços de telecomunicações e de tecnologia da informação de órgãos ligados à administração pública federal direta, autárquica e fundacional devem ser prestados por meio de redes e serviços fornecidos por entidades da própria administração pública. "Somos uma empresa de telecomunicações que tem se preparado para prestar serviços e atender aos requisitos do Decreto 8.135/13, que estabelece a necessidade de redes seguras de governo", destacou Bittar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.