Soluções NFV são o bilhete dourado para entrar na era 5G

0
6

A implementação das redes 5G trará mais informações, comércio e entretenimento para o seu telefone celular, além de possibilitar incontáveis novos recursos e serviços wireless. O 5G é a quinta geração de tecnologia de comunicações móveis, que promete taxas de dados mais altas (até 20 Gbps), latência reduzida (menos de um milésimo de segundo) e capacidade de gerenciar de maneira inteligente uma variedade cada vez maior de tipos e uso de dados.

O 5G vai redefinir várias indústrias

Ainda mais importante, a velocidade e a capacidade das redes 5G irão gerar novos aplicativos e formas de uso para tecnologias de IoT. A manufatura conectará maquinário wireless no chão de fábrica para melhorar a produtividade, a qualidade e a segurança. Os veículos com 5G se movimentarão de forma mais eficiente e segura pelas ruas e rodovias.

Dispositivos wearable e telemedicina trarão alertas avançados de doenças e diagnósticos mais precisos. Os dispositivos de vigilância têm o potencial de melhorar a segurança comercial, doméstica e nas ruas, além de levantar um novo conjunto de preocupações em relação à privacidade.

Estaremos cercados por dispositivos conectados inteligentes, como resultado de uma maior densidade de rede e acesso a serviços de rede. Mais processamento de informações ocorrerá "na edge" para minimizar a latência.

5G suporta uma ampla gama de serviços 

Com a evolução das redes celulares móveis, desde os primeiros aplicativos de voz até uma gama cada vez maior de aplicativos de dados,, as operadoras têm o desafio de implementar a infraestrutura apropriada para dar suporte aos novos serviços. Um grande desafio para o lançamento bem-sucedido do 5G é a entrega da qualidade de serviço esperada para a ampla variedade de usos do 5G – voz, dados, comércio, saúde, IoT, machine-to-machine (M2M, ou seja, comunicação entre máquinas) e vigilância. O sucesso do 5G exige que os provedores ofereçam recursos da maneira mais eficiente e econômica possível.

As operadoras precisam atender a essas necessidades com uma infraestrutura flexível. Em muitos casos, as operadoras precisarão olhar muito além de seus próprios data centers para fornecer serviços 5G. Fornecedores de colocation e interconexão distribuídos geograficamente, com acesso próximo a uma variedade de ecossistemas de parceiros e clientes, serão essenciais para atender a essas necessidades.

As soluções SDN e NFV são essenciais para a implementação de redes 5G

Redes definidas por software (SDN) e virtualização de funções de rede (NFV) são recursos críticos que permitem que as operadoras atendam às necessidades dos vários serviços que suportam redes 5G. As redes definidas por software tratam o gerenciamento de dispositivos de rede separadamente do plano de dados que controla o tráfego de rede. A virtualização de funções de rede fornece serviços reais gerenciados em uma SDN.

A SDN se concentra no plano de controle. O NFV se concentra nos serviços de rede que gerenciam fluxos de dados. A flexibilidade e adaptabilidade de SDN e NFV permitem escalabilidade independente e implantação de serviços para atingir uma alta taxa de transferência, processando os requisitos dos diferentes serviços 5G. De muitas maneiras, as soluções NFV irão acelerar bastante a implementação das funcionalidades necessárias para entregar a promessa do 5G.

Soluções NFV para implantação rápida e flexível

Uma rede 5G funciona como uma entidade unificada e inteligente, mas suporta serviços independentes de diferentes provedores para atender às necessidades de comunicações e processamento de dados de diversos segmentos – vídeo, imagens, comércio, M2M, transporte, saúde – mantendo a qualidade de serviço esperada para cada um deles. A virtualização das funções de rede desempenha um papel fundamental na rápida e flexível implementação de serviços, como segurança e acesso à rede, e na implantação em infraestruturas de terceiros.

As soluções NFV permitem a divisão da rede física em várias redes virtuais, apoiando as redes de acesso via rádio (RAN) que lidam com diferentes segmentos e ambientes dos clientes. O particionamento de rede é essencial no suporte aos requisitos de disponibilidade e taxa de transferência dos diferentes serviços em um ambiente com várias empresas. Com as soluções NFV, o software executado em servidores comuns substitui a funcionalidade tradicionalmente fornecida por dispositivos de hardware dedicados.

  • Conectividade de alta velocidade para suportar as crescentes demandas de dados e a adoção dos mais recentes aplicativos para smartphones em todo o mundo.
  • Switches virtuais para otimizar o tráfego, a latência e o processamento de M2M no chão de fábrica em ambientes de manufatura.
  • Serviços de firewall e verificação implantados na network edge, ou mais próximos aos stakeholders de determinado cliente, para detectar e impedir a invasão por entidades mal-intencionadas.
  • Roteadores implantados para minimizar a latência e criar redes mais inteligentes para suportar atividades críticas de monitoramento municipal envolvendo tráfego, ambiente, serviços públicos e segurança.

No contexto de uma SDN, as soluções NFV são implementadas rapidamente, tanto no data center, como na infraestrutura de hospedagem de terceiros e remotamente. Elas escalam facilmente para suportar a expansão 5G e são programaticamente configuradas para permitir que diferentes serviços dentro da rede principal interajam e aprimorem continuamente a performance.

O vasto potencial das soluções NFV

As redes 5G são muito promissoras e têm o potencial de transformar várias indústrias, bem como a maneira como trabalhamos, vivemos e viajamos. Mas a plena percepção dos recursos e benefícios trazidos pelo 5G exige grandes investimentos das operadoras. Para fornecer o amplo alcance e a implementação de serviços 5G globalmente e seguindo o conceito de digital edge, as operadoras precisarão trabalhar com provedores globais de colocation e interconexão, oferecendo infraestrutura confiável e uma ampla gama de soluções NFV de fácil implementação.

Os recursos das SDN permitem performance e monitoramento cada vez mais eficientes de redes 5G. O número crescente de soluções NFV permite que as operadoras implementem e dimensionem rapidamente os serviços necessários em toda a rede. Isso permite que a rede física seja dividida em várias redes virtuais, apoiando diferentes redes de acesso de rádio, além de uma variedade de serviços e SLAs. As soluções NFV desempenham um papel vital em trazer os benefícios da 5G para o mundo.

Jim Poole, vice-presidente, Global Ecosystem Development da Equinix.

Deixe seu comentário