Fundo de investimentos do ES seleciona primeiras startups a receberem aportes

0

As primeiras empresas que poderão receber os aportes do FUNSES 01 (Fundo de Investimento em Participação do Espírito Santo) assinaram, nesta quinta-feira (14), em Vitória (ES), protocolos de intenções com o Governo do Estado e com a TM3 Capital, gestora do fundo.

Durante o mapeamento de startups desta primeira fase, a TM3 Capital avaliou mais de 600 empresas. "Analisamos caso a caso e o que mais conta são os empreendedores, o modelo de negócio e o mercado em que atuam", explica Felipe Marcondes de Mattos, sócio e Head de Venture Capital da TM3 Capital. "As cinco empresas foram minunciosamente analisadas e, após a conclusão sem ressalvas das diligências legal e contábil, poderão receber os investimentos", complementa.

Takeat, Converta e Actiz foram selecionadas no primeiro batch do processo de aceleração, que será gerenciado pela ACE Startups. Após a assinatura dos protocolos, elas passarão por uma fase de diligência e, se aprovadas, iniciarão a aceleração que será de forma híbrida (online e presencial). As startups poderão receber também aportes de cerca de R? 500 mil cada.

As empresas passarão por um ciclo de quatro meses em média e cada uma vai receber um diagnóstico. As necessidades variam conforme a empresa e sua maturidade. "O importante é que sejam feitos um diagnóstico personalizado e um plano de trabalho, para que elas resolvam os pontos levantados e, após esse período, seguimos fazendo o acompanhamento", acrescenta Pedro Carneiro, sócio da ACE Startups.

Já as empresas Aevo e W.Dental, startups em estágio mais desenvolvido, foram selecionadas pela TM3 Capital para potencialmente receberem, respectivamente, R? 11 milhões e R? 6,7 milhões. Ambas ainda passarão por uma fase de diligência antes do investimento ser confirmado. "Cada empresa terá que bater metas definidas em conjunto com o Fundo para que o valor total dos investimentos seja liberado", completa Marcondes.

Criado em 2019, com base nos recursos oriundos da exploração de petróleo, o Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo vai permitir, a partir do investimento de receitas provenientes da indústria do petróleo e do gás natural, a atração de novos negócios, gerando emprego e renda para a população do estado.

Na modalidade fundos de venture capital multiestratégia, o FUNSES 01 é um dos maiores da categoria no País, com capital total de R? 250 milhões, e deve acelerar e investir em dezenas de empresas nos próximos anos, dos mais variados tamanhos e setores.

O fundador e CEO da TM3 Capital, Marcel Malczewski, destaca o grande número de empresas que devem fazer parte do projeto. "Devemos acelerar de forma digital até 500 empreendimentos de tecnologia, acelerar presencialmente com investimento até 50 empresas, e realizar até 30 investimentos diretos. Como o FUNSES olha para empresas de diferentes tamanhos, podemos acompanhar startups promissoras em rodadas subsequentes para continuarem se desenvolvendo e crescendo".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.