Concluída a fase de teste na Baixada Fluminense, a integração tecnológica entre a Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro e a Uber, acaba de ser expandida a toda capital do Rio de Janeiro. O sistema compartilhado entre as duas instituições permite que um usuário ou motorista parceiro da Uber utilize o botão "Ligar para a Polícia" do aplicativo, estabelecendo ligação instantânea com o Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (Cecopom), responsável pelos atendimentos de emergência.
Toda vez que o botão for acionado, os operadores do Serviço 190, subordinado ao Cecopom, recebem a localização do veículo em tempo real e os dados da viagem em que foi originada a chamada. Isso permite uma resposta ainda mais rápida e precisa da força policial, sem que seja necessário quem fez a chamada transmitir essas informações verbalmente ao atendente. Todas as informações — do veículo, do usuário e do motorista — são expostas na tela do computador do operador de plantão 24 horas por dia.
Inédita no país, a integração tecnológica foi implantada após a assinatura de um termo de cooperação entre a SEPM e a Uber, em abril deste ano. Para a implantação do sistema, os operadores do Cecopom foram treinados, e também foi realizado o processo de integração tecnológica, como prevê o termo de cooperação.
"Essa integração demonstrou que as plataformas digitais são grandes aliadas da segurança pública. A experiência na Baixada Fluminense foi extremamente positiva para ajustar o sistema. E agora, vamos expandi-lo para a capital e, em breve, para outras regiões do Rio de Janeiro" explica o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.
Informação em tempo real
A ferramenta utiliza os sinais de localização disponíveis nos celulares e utilizadas na navegação do aplicativo, incluindo GPS e pontos de Wi-Fi, para determinar o posicionamento dos dispositivos de forma mais precisa. Além da localização em tempo real, o Cecopom tem acesso aos detalhes da viagem assim em que o botão é acionado: placa, marca, modelo e cor do veículo, nomes do motorista e usuário, além do telefone.
A tecnologia que permite o envio desses dados aos serviços de emergência é fornecida pela RapidSOS, empresa que desenvolveu a primeira plataforma de dados de resposta a emergências do mundo. Essa plataforma liga os dados críticos de qualquer dispositivo conectado ou aplicativo móvel diretamente ao serviço de resposta a emergências.
A integração com o 190 do Rio de Janeiro é a primeira do gênero feita pela Uber no Brasil. Mas esse tipo de integração tecnológica já é realizada em parceria com a RapidSOS em serviços de atendimento a emergências de mais de 1.200 cidades dos Estados Unidos e de 29 estados no México.