Avipal reestrutura área de TI com virtualização de servidores

0

A Avipal, uma das principais indústrias de alimentos do Brasil, localizada no município de Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, acaba de concluir um amplo projeto de reestruturação de sua infra-estrutura de servidores. A empresa consolidou fisicamente os servidores, antes descentralizados, em Porto Alegre por meio de uma solução da Dell.

O objetivo do projeto foi simplificar as plataformas, consolidar as bases de dados, padronizar ferramentas e equipamentos, além de melhor o tempo de resposta ao negócio e tratamento de falhas.

Para atender as necessidades da empresa, a Dell propôs uma série de medidas, que envolveram desde a virtualização do ambiente remoto em tecnologia VMware-ESX, a clusterização de máquinas utilizando um virtual center, a adoção de storage para centralizar o armazenamento e de ferramentas para gerar imagem de dados até a utilização de software para centralizar backups e restores, além da redundância da rede de dados dos servidores e treinamento das tecnologias aos técnicos de TI da Avipal.

Como resultado, a Avipal obteve redução do tempo médio para solução dos atendimentos técnicos de 16 para 4 horas, custo zero para novos servidores virtuais, 0% de downtime das aplicações em máquinas virtuais e 30% de redução no tempo de resposta para aplicações corporativas, além da possibilidade de colocar um servidor no ar em 30 minutos e de duplicá-lo em 15 minutos.

?A Avipal buscava reduzir os riscos de um ambiente descentralizado, unificando a plataforma tecnológica e facilitando o suporte. Projetamos uma solução que possibilitasse tanto a implementação de soluções para a gestão da informação como a alta disponibilidade dos sistemas?, explica Marcos Mylius, executivo de contas da Dell Brasil.

Dos 45 servidores da Avipal, 18 encontravam-se em Porto Alegre e os outros 27, distribuídos nas unidades da empresa, onde não havia profissionais de TI para realizar backups ou restores. Além disso, 70% dos equipamentos já estavam com mais de três anos de uso e o ambiente híbrido era responsável por uma complexidade na manutenção dos servidores e pela ausência de contingência. ?Para completar, o alto número de base de dados gerava dificuldade para a realização de atualização e replicação de informações, mostrando que a demanda de negócios estava além da capacidade de hardwares, softwares e manutenção?, conta Marco Aurélio Wink, coordenador de infra-estrutura do grupo Avipal.

A Avipal adquiriu o Dell Professional Services (DPS) para consolidar sua nova estrutura de servidores. A empresa contou com a consultoria da fabricante para a instalação e utilização da nova solução, lançando mão dos serviços de gerência de processos, implementação de rede local, além da implantação de software para virtualização do VMWare e de backup.

Para a reestruturação de seu ambiente tecnológico, a Avipal adquiriu, além dos serviços profissionais, servidores PowerEdge 6650 e 1850, storage Dell/EMC CX300, switches Fibre channel, tape library Powervault 132T, switches PowerConnect ? totalizando doze equipamentos ? além de softwares VMWare e Legato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.