Lucro da CSU CardSystem cresce 26% no 2º trimestre

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A CSU CardSystem, empresa de administração de pagamentos eletrônicos, encerrou o segundo trimestre com receita líquida de R$ 90,2 milhões, um crescimento de 11,2% em relação aos R$ 81,1 milhões registrados no mesmo período do ano anterior. O lucro líquido no trimestre alcançou R$ 2,1 milhões, cifra 25,9% superior a obtida no primeiro trimestre.

A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes do pagamento de juros, impostos, depreciações e amortizações) foi de R$ 15,8 milhões, com expansão de 181,5% na comparação com os R$ 5,6 milhões contabilizados no mesmo período de 2007. A margem bruta foi de 20% no trimestre, uma diferença de 7,9 pontos percentuais quando comparada com 12,1% observada em igual período de 2007. O Ebitda das unidades TeleSystem/Credit&Risk fechou em R$ 500 mil consolidando a recuperação promovida pela reestruturação de 2007.

A empresa fechou o segundo trimestre com uma dívida líquida total de R$ 98 milhões. Esse montante representa uma queda de 13% quando comparado com os R$ 112,6 milhões do primeiro trimestre.

De acordo com o informe de resultados, o negócio de meios de pagamento da CSU durante o trimestre manteve bom desempenho e boas perspectivas de crescimento. A base de cartões em comparação ao mesmo período do ano anterior aumentou 24,6%. O resultado representa estabilidade no ritmo de crescimento dos maiores clientes CSU. O crescimento da base de cartões da CSU foi impactado pela queda no numero de cartões private label da Losango que encerrou o programa dos cartões da Petrobrás.

Foram emitidos nos últimos 12 meses 5,282 milhões de cartões na base da CSU, número 7,73% maior quando comparado com os cartões emitidos entre julho de 2006 e junho de 2007.

As duas unidades de negócio da CSU com maior participação na receita total da empresa são; a CardSystem, responsável pelo processamento de meios eletrônicos de pagamentos, e a TeleSystem, que desenvolve soluções e faz terceirização de contact centers. A MarketSystem, que desenvolve programas de marketing de fidelização para clientes, e a Credit&Risk, que faz administração de ciclos de crédito e cobrança para terceiros, possuem menor representatividade na receita total da empresa.

A MarketSystem fechou o segundo trimestre com 2,12 milhões de contas administradas, montante que representa um crescimento de 14,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já as unidades TeleSystem e Credit&Risk seguem sob um rígido controle de gestão operacional e financeira. A TeleSystem encerrou o trimestre com 3.801 posições de atendimento (PAs).

No trimestre, a receita da CardSystem ficou em R$ 43,4 milhões, representando 44,8% da receita total da companhia. Esse montante representa crescimento de 29,2% e aumento de 11,2 pontos percentuais na participação da receita quando comparado com os R$ 33,6 milhões apresentados em 2T07. A MarketSystem obteve uma receita de R$ 6,57 milhões, 36,7% maior que o valor acumulado no mesmo período de 2007.

As unidades TeleSystem e Credit&Risk apresentaram no último ano taxas de crescimento menores que as outras duas unidades da CSU e perderam participação no mix de receita da empresa em relação a 2007. Esse resultado está em linha com a estratégia da empresa conforme comentado anteriormente.

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