Fintech reduz 45% nos custos operacionais em nuvem com solução FinOps

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A Lidia Bank, spin-off do Grupo Lebes, varejista da região Sul com faturamento anual superior a R$ 1 bilhão, finalizou uma otimização das suas aplicações que, entre outros benefícios, trouxe economia de 45% nos custos operacionais em nuvem. O resultado foi produzido a partir de um projeto para tonar o atendimento às demandas de AWS mais personalizado, agregando agilidade e segurança ao processo.

Para a fintech, o empreendimento foi tratado desde o início como estratégico, pois, além da evolução técnica, buscava um sensível aprimoramento na experiência dos clientes com impactos imediatos para o negócio. "O relacionamento direto com a AWS, sem nenhum tipo de intermediário, abre muitas portas para a Lidia Bank", explica Felipe Trojack Della Nina, gerente de tecnologia da empresa.

Para materializar o objetivo, a Lidia buscou um parceiro voltado para a inovação e com experiência no setor financeiro. "Identificamos que a Inmetrics era a empresa ideal para nos ajudar neste desafio. O time de especialistas nos deu segurança, propondo diversas melhorias ao nosso ambiente", explica Della Nina.

Em conjunto, as empresas realizaram o diagnóstico e traçaram um plano para desenvolver as soluções necessárias. Antes, implantaram medidas preventivas de segurança com um plano de contingência baseado em FinOps. "Com isso, toda operação foi realizada sem gerar impactos negativos e sem a interrupção dos serviços", destaca Patrícia Batagello, diretora de Plataformas Digitais na Inmetrics.

Os técnicos optaram por uma estratégia de redimensionamento da nuvem que foi capaz de aprimorar a segurança, a performance e a estabilidade do aplicativo da fintech. Como consequência, ocorreram a economia de 45% em custos a partir de um redimensionamento mais assertivo das operações em nuvem e a melhoria da experiência do cliente com entregas, como mais agilidade na resolução de problemas, atendimento personalizado, suporte mais rápido e mais segurança nas interações.

Além disso, a arquitetura orientada à FinOps estabeleceu um padrão que garantirá um nível mínimo de desempenho nas próximas atualizações e não comprometer a estabilidade dos serviços. "Agora, seguimos constantemente evoluindo os processos de cloud e DevOps", diz Della Nina, da Lidia Bank. "Conseguimos planejar e finalizar o projeto em apenas dois meses com resultados além da expectativa. Para nós, da Inmetrics, é um grande case de sucesso", finaliza Patricia.

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